O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais

DSpace Repository

A- A A+

O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Teres, Silvana Leonora Lehmkuhl
dc.contributor.author Zirke, Alizete Vanelli
dc.date.accessioned 2016-10-10T01:22:05Z
dc.date.available 2016-10-10T01:22:05Z
dc.date.issued 2016-10-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169051
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de aprendizagem realizada na Escola de Ensino Fundamental Professora Isaura Gouvêa Gevaerd, decorrente de uma pesquisa desenvolvida para atender os requisitos do Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital oportunizado aos professores da rede estadual de SC.As instituições de ensino estão aumentando o uso das TDIC para oferecer aos estudantes mídias interativas que possam enriquecer as aulas. Os jogos digitais aparecem nesse contexto como um recurso pedagógico que contém particularidades que podem trazer uma série de atribuições para as práticas de ensino e aprendizagem. Este TCC apresenta o potencial dos jogos digitais educacionais, baseado em estudos feitos por especialista, traz exemplos de jogos usados em diferentes níveis de ensino e aponta problemas que ainda precisam ser superados para facilitar o emprego dos jogos digitais educacionais e ainda os desafios utilizados pelos professores. Apresenta questões de equilíbrio de jogos digitais, dinâmicas e estéticas, além de como identificar jogos que são atrativos e podem contribuir para a prática docente e os desafios dos professores de como identificá-los e melhor utilizá-los juntamente com os estudantes. Os jogos digitais são comprovados quanto são eficientes e essenciais nos processos educativos e de desenvolvimento do ser humano. Tendo isto em vista, este trabalho tem como objetivo discursar sobre o aproveitamento das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), aqui também se inclui TV, DVD, lousa digital, projeto multimídia em ambientes educativos, principalmente a partir da utilização de jogos. Considerando que em frente ao processo de globalização na chamada “Era da Informação”, a escola não pode estar alheia às tecnologias em desenvolvimentos, devemos integrá-las para que, elas, proporcionadas e aliadas aos jogos, possam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficiente, atrativo, interativo e significativo. pt_BR
dc.format.extent 37 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Jogos Digitais; Atividades pedagógicas; Ensino –aprendizagem, Computador. pt_BR
dc.title O uso dos jogos digitais para aprendizagem e a socialização dos alunos nos anos iniciais pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Zirke.pdf 613.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar