CHAMADA Bélla Tarr e a Caosmópolis barroca

DSpace Repository

A- A A+

CHAMADA Bélla Tarr e a Caosmópolis barroca

Show full item record

Title: CHAMADA Bélla Tarr e a Caosmópolis barroca
Author: Dayrell, João Guilherme
Abstract: Resumo Analisaremos Harmonias de Werckmeister (2000), do diretor Béla Tarr, sob duas perspectivas críticas: o fundo (enredo) e a forma (planos-sequência, filmagem em preto e branco/chiaroscuro). Na primeira, vincula-se a necessidade da elite do vilarejo de “limpar a cidade”, “contendo o caos” instaurado pela chegada de uma imensa baleia à “expulsão” dos poetas da pólis, tal qual propõe Platão em sua República. Assim instaura-se, na cidade, uma guerra civil. Por outro lado, inferimos que os procedimentos estéticos/formais de Tarr promovem a passagem do simbólico ao alegórico (de acordo com as teorias de Walter Benjamin sobre o Drama Trágico alemão), retomando e citando a arte barroca no filme. Palavras-chave: Harmonias de Werckmeister; barroco; pólis.
Description: Revista Landa, v. 2, n. 1 (2013)
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176069
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
CHAMADA DAYRELL, João Guilherme.pdf 505.8Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar