TracIm, concepção de um jogo digital educativo para o estudo de formação de imagem real em lente convergente

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TracIm, concepção de um jogo digital educativo para o estudo de formação de imagem real em lente convergente

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Silva, Tatiana da
dc.contributor.author Casassanta, Priscila Castilho
dc.date.accessioned 2018-04-13T19:34:39Z
dc.date.available 2018-04-13T19:34:39Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other 350436
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185554
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2017.
dc.description.abstract O desenvolvimento e a utilização de um jogo digital para fins educacionais não são tarefas fáceis, mas são promissoras por permitirem que o aluno aprenda de maneira descontraída e divertida. Diferentes áreas disciplinares apontam resultados positivos relativos a seu uso tanto para o ensino quanto para a aprendizagem. Os jogos digitais são configurados com elementos verbais, visuais, desafios, feedbacks, metas, normas, sinais de entrada, sinais de saída, personagens, entre outros. Para que cada um desses elementos tenha um significado positivo na aprendizagem do jogador aprendiz, propomos neste trabalho uma articulação teórica entre distintos estudos que consideram: o processamento da informação na arquitetura cognitiva humana, apontando estratégias de elaboração para um material instrucional que não sobrecarregue cognitivamente, podendo prejudicar a aprendizagem; potencialidades e recomendações sobre os objetos de visualização; princípios de aprendizagem identificados em jogos digitais e elementos do game design. Construída a articulação teórica que permitiu identificar características facilitadoras da aprendizagem, fizemos uso da matriz de aprendizagem situada para desenhar uma proposta de um jogo digital educativo sobre ótica geométrica que contemplasse o diálogo entre os norteadores teóricos supracitados. No que tange ao conteúdo de Física a ser abordado, tomamos como ponto de partida, pesquisas que apontam as dificuldades conceituais dos estudantes sobre formação de imagem real em lente convergente e adotamos as atividades e tarefas propostas, uma delas, para desenvolver o jogo e suas respectivas fases. Na sua estrutura, procuramos respeitar o nível de conhecimento do jogador aprendiz, de modo que a progressão do conteúdo, assim como das fases, estivessem de acordo com as dificuldades e sucessos de cada um deles. Esperamos que, refletir na concepção de um jogo digital educativo, de modo que seja concebido segundo pressupostos teóricos, facilite a aprendizagem e contribua com o ensino de Física.
dc.description.abstract Abstract : The development and use of a digital game for educational purposes are not easy tasks, but they are promising for allowing the student to learn in a relaxed and fun manner. Different disciplinary areas show positive results for both teaching and learning. Digital games are configured with verbal, visual elements, challenges, feedbacks, goals, standards, input signals, output signals, and characters and so on. For each of these to have a positive meaning in apprentice player learning, we propose in this work a theoretical articulation between different studies that consider: the information processing in the human cognitive architecture pointing out elaboration strategies for an instructional material that does not overload cognitively, Learning, potentialities and recommendations about the objects of visualization, learning principles identified in digital games and elements of game design. After realizing the theoretical articulation that allowed identifying characteristics facilitating the learning, we made use of the situated learning matrix to design a digital educational game that contemplates the dialogue between the theoretical guides. For its conception, we take as a starting point researches that point out the conceptual difficulties of the students on the formation of real image in convergent lens and we adopted the activities and tasks proposed to develop the phases of the game. In the structure of the game, we try to respect the level of knowledge of the apprentice player, so that the progression of the content, as well as the phases, are in accordance with the difficulties and successes of each one of them. We hope that reflecting on the design of a digital educational game so that it is designed according to theoretical presuppositions facilitates learning and contributes to the teaching of Physics. en
dc.format.extent 117 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Jogos eletrônicos
dc.subject.classification Jogos educativos
dc.title TracIm, concepção de um jogo digital educativo para o estudo de formação de imagem real em lente convergente
dc.type Dissertação (Mestrado)


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