Yeats: romantic, modernist, both, none?: an analysis of romantic and modernist characteristics in his poetry
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Viana, Maria Rita Drumond |
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dc.contributor.author |
Wanderinde, William Weber |
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dc.date.accessioned |
2019-05-14T10:47:06Z |
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dc.date.available |
2019-05-14T10:47:06Z |
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dc.date.issued |
2017-07-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/195949 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Inglês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O escritor irlandês William Butler Yeats (1865-1939), conhecido principalmente por sua poesia e suas peças de teatro, esteve ativo durante períodos da história literária como o simbolismo e o modernismo. Enquanto suas primeiras obras possuem uma estética romântica, poemas e peças do fim de sua carreira adquiriram um estilo mais próximo ao modernismo. Apesar disso, Yeats tornou-se conhecido apenas como modernista no Brasil, por ser associado primeiramente a Ezra Pound e T. S. Eliot. Esse ensaio questiona essa classificação, identificando aspectos das duas tradições (romantismo e modernismo) em seis poemas seus. Dois poemas foram escolhidos para cada uma das três fases de sua carreira, para que pudessem ser representadas as mudanças que fez ao longo dela. Apesar de o corpus ser reduzido, as análises sugerem que os poemas de Yeats são influenciados pelo romantismo em todas as fases de sua carreira, e que sua classificação usual como unicamente modernista pode ser enganosa para leitores e estudantes brasileiros. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The Irish writer William Butler Yeats (1865-1939), who became primarily known for his poetry and drama, was active in periods of the literary history such as Symbolism and Modernism. While his first works possessed an aesthetic closer to Romanticism, later poems and plays acquired a style that tended to Modernism. However, Yeats came to be known mainly as a modernist in our Brazilian context, because he is primarily associated with Ezra Pound and T. S. Eliot. This paper questions this usual classification, identifying aspects of these two traditions—Romanticism and Modernism—in six of his poems. Two poems were chosen for each of the three phases of his career, in order to represent the changes in his poetic output throughout his oeuvre. Even though the corpus is reduced, a tentative conclusion is made, suggesting that Yeats’s poems are touched by Romanticism in all phases of his career, and that the usual classification as only modernist can be misleading for Brazilian readers and students. |
pt_BR |
dc.format.extent |
49 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
en_US |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
W. B. Yeats |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Romantismo |
pt_BR |
dc.subject |
Modernismo |
pt_BR |
dc.title |
Yeats: romantic, modernist, both, none?: an analysis of romantic and modernist characteristics in his poetry |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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