dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Viana, Maria Rita Drumond |
|
dc.contributor.author |
Araujo, Gabriela Zetehaku |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-23T10:30:37Z |
|
dc.date.available |
2019-12-23T10:30:37Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-02 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203246 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Letras Inglês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diários, especialmente escritos por mulheres, são usualmente vistos como um gênero menor, não literário. No entanto, ao analisar os diários de Virginia Woolf (1882-1941), Simons afirma que podemos vê-los como uma verdadeira “demonstração do diário como arte” (18). Woolf foi uma prolífica escritora do século 20 que, além de romances, contos e ensaios, escreveu muitos diários, que formam o corpus primário dessa pesquisa. Em vista disso, esse trabalho pretende investigar, dentro da área de diários de escritoras, o impacto que a prática da escrita de diário possui na vida e obra dessa autora, em especial em relação ao seu processo criativo. Partindo de um perfil das funções que Woolf dá a seus diários, deseja-se identificar como as ideias da sua ficção emergem; como ela planeja a escrita e como suas reflexões sobre o processo são registradas e retrabalhadas ao longo do tempo. A fim de demonstrar como Virginia Woolf utiliza seu diário para conceituar ideias e percepções literárias, foi realizada uma análise das passagens sobre a própria prática diarística e sobre a escrita de Mrs Dalloway (1925) nos diários da autora, através de uma seleção de registros de 1922 a 1925 (período principal da gênese do romance até sua recepção inicial). |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diaries, especially when written by women, are usually perceived as a non-literary, minor genre. However, when analyzing the diaries of Virginia Woolf (1882-1941), Simons recognizes them as a truthful “demonstration of the diary as art” (18). Woolf was a prolific 20th century writer who, in addition to novels, short stories, and essays, wrote many diaries, the primary corpus of this research. This thesis aims to investigate, from the perspective of life writing by women, the impact that the diary-writing practice had on Virginia Woolf’s life and work, especially in relation to her creative process. Starting with a profile of the functions that Woolf ascribes her diaries, I intend to identify how ideas for her fiction emerge; how she plans the writing; and how her reflections on the process are recorded and reworked over time. In order to demonstrate how she used her diary to conceptualize literary ideas and perceptions, I analyze passages about the diary-writing practice itself and on Mrs Dalloway (1925), from a selection of entries from 1922 to 1925 (the main period for the genesis of the novel and its initial reception). |
pt_BR |
dc.format.extent |
64 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
en |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Virginia Woolf |
pt_BR |
dc.subject |
Mrs Dalloway |
pt_BR |
dc.subject |
Diários |
pt_BR |
dc.subject |
Escritas de si |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica genética |
pt_BR |
dc.subject |
Diaries |
pt_BR |
dc.subject |
Life writing |
pt_BR |
dc.subject |
Genetic criticism |
pt_BR |
dc.title |
Virginia Woolf's diary keeping practice and the creative process of Mrs Dalloway (1925) |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Leite, Marília Dantas Tenório |
|