dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Henrique César da |
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dc.contributor.author |
Jesus Neto, Jonathan Thomas de |
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dc.date.accessioned |
2020-10-21T21:18:47Z |
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dc.date.available |
2020-10-21T21:18:47Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.other |
369199 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215636 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2019. |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho, foram analisadas as imagens de física de partículas, tomando-as, entre outros aspectos, como enunciados, produtos de práticas discursivas e não discursivas. O objetivo foi investigar como as partículas elementares se constituíram por meio de suas imagens desde o início do século XIX. Para isso, utilizaram-se as abordagens de Foucault e Courtine, compreendendo-as como parte de um dispositivo, considerando um conjunto de instituições, regras, práticas, ditos (vistos) e não-ditos (não-vistos). Abordagens que possibilitaram identificar regularidades inscritas na história, condições de existência de enunciados imagéticos e outros elementos que operam num espaço de memória das imagens. Buscaram-se em fontes históricas os elementos das práticas que envolveram a produção de imagens de partículas. Foram elencadas as condições de existência dessas imagens, percebendo-se que é necessário considerar muitos elementos do campo científico, mas também muitos elementos não científicos, de outros campos de saberes. Técnicas específicas, para produzir imagens de partículas, persistiram e coexistiram com os modos de observá-las, existiu uma cultura materialque envolveu essas imagens e que podemos investigar. Em suma, para a emergência das imagens de partícula existiram regras anônimas e histórias que apareceram no períodovitoriano, na observação da natureza, na história natural, na prática de fotografar, nos experimentos da câmara de nuvens, na emulsão fotográfica, nas práticas das microscopistas, na matematização estatística, nas equações, nos diagramas, nos gráficos, na criação de imagenscomputadorizadas geradas por dados experimentais. Por um lado, buscou-se fazer uma análise dos enunciados imagéticos de partículas elementares, investigando-se discursos que passaram por práticas de controles rígidas do campo científico da física. Por outro lado, investigaram-seas formulações discursivas que circulam no presente, examinando a intericonicidade das imagens, identificando as redes de memórias e conexões entre as imagens externas e internas, no campo da Física de Partículas e na sociedade. Foi identificada a predominância da memória clássica nas imagens em que rastros, trajetórias, feixes, linhas, círculos, esferas de partículas, aparecem constantemente, trazendo muito mais os aspectos corpusculares das partículas do queos ondulatórios imanentes do comportamento quântico. Outras formas de circulação exibem nuvens, membranas que estabelecem outra rede de memória, dessa vez em relações com o comportamento ondulatório das partículas. Analisam-se ainda os efeitos dos textos e legendasnos modos de observar essas imagens e a dispersão que as imagens podem apresentar na relação com outras memórias. Finalizou-se esse trabalho apontando perspectivas gerais para possíveis situações de ensino sobre física de partículas, em que sejam consideradas as relações de intericonicidade das imagens, evidenciando a opacidade das imagens. Para tanto, foi proposto que fossem criadas narrativas em situações de ensino nas quais se exibam as relações das formulações imagéticas com outras formulações. |
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dc.description.abstract |
Abstract : In this work, the images of particle physics were analyzed, taking them, among other aspects, as statements, products of discursive and non-discursive practices. The objective was to investigate how elementary particles were constituted through their images since the early nineteenth century. For this, the Foucault and Courtine approaches were used, understanding them as part of a device, considering a set of institutions, rules, practices, said (seen) and unsaid (unseen). Approaches that allowed identifying regularities inscribed in history, conditions of existence of imagetic statements and other elements that operate in a memory space of images. Historical sources were searched for the elements of the practices that involved the production of particle images. The conditions of existence of these images were listed, realizing that it is necessary to consider many elements of the scientific field, but also many non-scientific elements, from other fields of knowledge. Specific techniques to produce particle images persisted and coexisted with the ways of observing them. There was a material culture that involved these images and which we can investigate. In short, for the emergence of particle images there were anonymous rules and stories that appeared in the Victorian period, observing nature, natural history, photographing, cloud chamber experiments, photographic emulsion, microscopist practices. , statistical mathematization, equations, diagrams, graphs, and thecreation of computer images generated by experimental data. On the one hand, we sought to make an analysis of the imaginary statements of elementary particles, investigating discourses that underwent strict control practices in the scientific field of physics. On the other hand, we investigated the discursive formulations that circulate in the present, examining the intericonicity of images, identifying the networks of memories and connections between external and internal images, in the field of particle physics and in society. The predominance of classical memory has been identified in the images in which tracks, trajectories, beams, lines, circles, particle spheres constantly appear, bringing much more the corpuscular aspects of particles than the immanent undulators of quantum behavior. Other forms of circulation exhibitclouds, membranes that establish another memory network, this time in relation to the wave behavior of particles. We also analyze the effects of texts and subtitles on the ways of observing these images and the dispersion that images may present in relation to other memories. This work ended by pointing out general perspectives for possible teaching situations on particle physics, in which the intericonicity relations of the images are considered, showing the opacityof the images. To this end, it was proposed that narratives be created in teaching situations in which the relations of the imagetic formulations with other formulations are displayed. |
en |
dc.format.extent |
203 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Física |
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dc.subject.classification |
Partículas (Física nuclear) |
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dc.subject.classification |
Imagens |
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dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
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dc.title |
História e cultura de imagens de partículas elementares: condições de existência e circulação |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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