Abstract:
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Este trabalho possui como objetivo entender, por meio das relações entre imaginário, oralidade e literatura, a possível transformação da figura masculina feérica, presente na literatura de origem céltica e medieval, no personagem do príncipe dos contos de fadas. Para isso, escolheu-se trabalhar com três fontes literárias: o lai medieval Yonec, de autoria de Marie de France e datado do século XII, a narrativa céltica Togail Bruidne Da Derga, proveniente de uma tradição que remonta ao século IX, e o conto Rapunzel, redigido pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm no século XIX. Deste modo, a pesquisa se encaixa dentro da História dos Imaginários, e se propõe a entender de que modo as fontes literárias permitem analisar algumas permanências de elementos pré-cristãos no imaginário ao longo dos séculos. Utiliza-se como suporte teórico principalmente os trabalhos de Jacques Le Goff, no estudo do imaginário medieval, e Vladimir Propp, que propõe uma profunda análise dos contos maravilhosos e entende sua relação com a religiosidade e os mitos. Foi possível perceber, assim, que os personagens masculinos das fontes analisadas possuem diversas semelhanças, e por meio da propagação destas narrativas pela oralidade, pode-se construir uma ponte que os relaciona. Ainda, percebe-se que as narrativas analisadas parecem indicar um papel auxiliar destes personagens na jornada das damas que as protagonizam, indicando uma estrutura mítica de amadurecimento e desenvolvimento destas jovens a partir de uma união hierogâmica com estes entes sobrenaturais, e que pode estar relacionada à estrutura da jornada da heroína. |