O encanto do príncipe fada: entrelaçamentos na construção da figura do príncipe dos contos de fadas, do imaginário medieval e celta aos irmãos Grimm
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Aline Dias da |
|
dc.contributor.author |
Farias, Bianca Costi |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-13T17:22:54Z |
|
dc.date.available |
2021-04-13T17:22:54Z |
|
dc.date.issued |
2021-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222130 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho possui como objetivo entender, por meio das relações entre imaginário, oralidade e literatura, a possível transformação da figura masculina feérica, presente na literatura de origem céltica e medieval, no personagem do príncipe dos contos de fadas. Para isso, escolheu-se trabalhar com três fontes literárias: o lai medieval Yonec, de autoria de Marie de France e datado do século XII, a narrativa céltica Togail Bruidne Da Derga, proveniente de uma tradição que remonta ao século IX, e o conto Rapunzel, redigido pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm no século XIX. Deste modo, a pesquisa se encaixa dentro da História dos Imaginários, e se propõe a entender de que modo as fontes literárias permitem analisar algumas permanências de elementos pré-cristãos no imaginário ao longo dos séculos. Utiliza-se como suporte teórico principalmente os trabalhos de Jacques Le Goff, no estudo do imaginário medieval, e Vladimir Propp, que propõe uma profunda análise dos contos maravilhosos e entende sua relação com a religiosidade e os mitos. Foi possível perceber, assim, que os personagens masculinos das fontes analisadas possuem diversas semelhanças, e por meio da propagação destas narrativas pela oralidade, pode-se construir uma ponte que os relaciona. Ainda, percebe-se que as narrativas analisadas parecem indicar um papel auxiliar destes personagens na jornada das damas que as protagonizam, indicando uma estrutura mítica de amadurecimento e desenvolvimento destas jovens a partir de uma união hierogâmica com estes entes sobrenaturais, e que pode estar relacionada à estrutura da jornada da heroína. |
pt_BR |
dc.format.extent |
72 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Contos de Fadas |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Imaginário |
pt_BR |
dc.title |
O encanto do príncipe fada: entrelaçamentos na construção da figura do príncipe dos contos de fadas, do imaginário medieval e celta aos irmãos Grimm |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar