dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lopes, Thainá Castro Costa Figueiredo |
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dc.contributor.author |
Alexandrina, Kaiany Siqueira Santana |
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dc.date.accessioned |
2021-05-24T13:42:59Z |
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dc.date.available |
2021-05-24T13:42:59Z |
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dc.date.issued |
2021-05-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223724 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Museologia |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os museus ainda são vistos como instituições responsáveis por abrigar antiguidades, e são considerados por muitos como ambientes chatos, monótonos e previsíveis. Há, no entanto, instituições que tentam, através da tecnologia e interatividade, alterar a visão de museus como espaço antiquado. Esse é o caso do Fun Museu, instituição que se localizava na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O espaço se propunha a ser um ambiente de diversão para pessoas de todas as idades que fossem usuárias de redes sociais, possibilitando que os visitantes utilizassem os cenários coloridos para criação de fotos e vídeos para postagem na internet. Contudo, a instituição ao mesmo tempo que se distanciava do estereótipo de museus, também se distanciava das características e comportamentos que deveriam ser cumpridos por uma instituição museológica, abrindo portas para a dúvidas a respeito do espaço. Utilizando das definições de museu propostas pelo ICOM e Lei 11.904/09, juntamente com as funções essenciais de um espaço museológico propostas pelo Modelo PPC, este estudo busca compreender: isso é museu? |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Museums are still seen as institutions responsible for housing antiques and are considered by many people as boring, monotonous, and predictable environments. There are, however, institutions that try, through technology and interactivity, to change the vision of museums as an old-fashioned place. This is the case of the Fun Museum, an institution located in the city of Balneário Camboriú, in Santa Catarina. The site was intended to be a fun environment for people of all ages who are users of social media, allowing visitors to use the colorful scenarios to create photos and videos for the internet. However, the institution distanced itself from the stereotypes of museums whilst simultaneously distancing itself from the characteristics and activities that should be fulfilled by a museum, creating doubts about the place. Using the museum’s definitions proposed by ICOM and Brazilian Law 11.904/09, together with the essential functions of a museum proposed by the PRC model, this study seeks to understand: is this a museum? |
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dc.format.extent |
79 f. |
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dc.language.iso |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject |
Fun Museu |
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dc.subject |
Instagramável |
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dc.subject |
Definição de museu |
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dc.subject |
Redes sociais |
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dc.title |
O Fun Museu era um museu?: uma reflexão acerca da legitimidade de um museu “instagramável” |
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dc.type |
TCCgrad |
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