Protótipo de Sistema de Visão Computacional para captura, análise e Transmissão de Imagens aquáticas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Roderval, Marcelino, |
|
dc.contributor.author |
Barcelos, Matheus de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-11T21:11:26Z |
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dc.date.available |
2021-10-11T21:11:26Z |
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dc.date.issued |
2021-09-22 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228983 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas através de técnicas e de conhecimentos
adquiridos para aperfeiçoar ou facilitar trabalhos, resolução de problemas ou a execução
de uma tarefa específica. Portanto, o tema deste trabalho é a criação de um Protótipo
de Sistema de Visão Computacional. Para tanto, elencou-se como objetivo do trabalho:
criar uma aplicação de visão computacional para aperfeiçoar a técnica de captura de
imagem em câmeras trap, no meio natural, mais especificamente, no habitat subaquático.
Para alcançar o objetivo, utilizou-se de uma rede de detecção de objetos em tempo real
adaptada para captura de fauna aquática, utilizando kit de desenvolvimento para fazer o
processamento e uma webcam para fazer a captura das imagens. Quanto à metodologia,
este artigo apresenta um estudo qualitativo no qual delimita-se a pesquisa aplicada sob
a ótica de um estudo de caso, com base nos aspectos exploratório e bibliográfico. Para
fazer os testes de bancada, foi necessário simular da forma mais precisa o ambiente onde
a fauna se encontra, desse modo foi possível validar os testes e comprovar que a detecção
é viável mesmo em meios muito turvos e com várias espécies. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Technology is present in people’s daily lives through techniques and knowledge acquired to
improve or facilitate work, problem solving or the execution of a specific task. Therefore,
the theme of this work is the creation of a Computer Vision System Prototype. Therefore,
the objective of the work was listed: to create a computer vision application to improve the
technique of image capture in trap cameras, in the natural environment, more specifically,
in the underwater habitat. To achieve the objective, we used a real-time object detection
network adapted to capture aquatic fauna, using a development kit to process and a
webcam to capture the images. As for the methodology, this article presents a qualitative
study in which applied research is delimited from the perspective of a case study, based
on exploratory and bibliographic aspects. In order to perform the bench tests, it was
necessary to simulate the environment where the fauna is found in a more precise way,
thus it was possible to validate the tests and prove that detection is feasible even in very
turbid environments and with several species. |
pt_BR |
dc.format.extent |
57p |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Câmera Trap |
pt_BR |
dc.subject |
Fauna Subaquática |
pt_BR |
dc.subject |
Visão Computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Detecção de Imagem |
pt_BR |
dc.title |
Protótipo de Sistema de Visão Computacional para captura, análise e Transmissão de Imagens aquáticas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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