A colonialidade na indústria do videogame: uma análise sobre as representações, narrativas e valores hegemônicos nos jogos digitais

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A colonialidade na indústria do videogame: uma análise sobre as representações, narrativas e valores hegemônicos nos jogos digitais

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Title: A colonialidade na indústria do videogame: uma análise sobre as representações, narrativas e valores hegemônicos nos jogos digitais
Author: Drager, Christian Reinicke
Abstract: Este estudo analisa o videogame dentro da perspectiva pós-colonial e decolonial dos Game Studies. O objetivo é compreender como as mecânicas e narrativas dos jogos são influenciadas por um sistema internacional hegemônico que reproduz colonialidades através de exclusões de raça, gênero e cultura. Partindo desse ponto, são delimitados três objetivos específicos: (i) determinar a lógica de produção dos jogos digitais e seus impactos na luta decolonial por meio de um estudo sobre as principais características da indústria global e brasileira dos jogos; (ii) apresentar trabalhos de autores que contribuem para o campo interdisciplinar dos Game Studies ao evidenciar as representações negativas dos sujeitos subalternos, a dinâmica colonial que fundamenta os jogos de estratégia e a incorporação de valores capitalistas e neoliberais hegemônicos nos jogos; (iii) fazer uma análise sobre jogos selecionados produzidos no exterior e no Brasil para definir a importância do videogame enquanto mídia interativa na construção de histórias multiculturais. O videogame tem grande impacto na sociedade e jogos são carregados de significados e imagens que refletem aspectos da realidade, incluindo a colonialidade. Faz-se necessário mais estudos dentro da área no Brasil, incluindo pesquisas que contribuem para o fortalecimento dos estudos pós-coloniais e decoloniais.This study analyzes the video game within the post-colonial and decolonial perspective of Game Studies. The objective is to understand how game mechanics and narratives are influenced by a hegemonic international system that reproduces colonialities through exclusions of race, gender and culture. Based on this point, three specific objectives are defined: (i) to determine the logic of production of games and their impacts on the decolonial struggle through a study of the main characteristics of the global and brazilian game industry; (ii) to introduce works by authors who contribute to the interdisciplinary field of Game Studies by highlighting the negative representations of subaltern subjects, the colonial dynamics that underlie strategy games and the incorporation of hegemonic capitalist and neoliberal values in games; (iii) to analyze selected games produced in Brazil and abroad to define the importance of videogames as an interactive media in the construction of multicultural stories. Video games have a strong impact on society and games are loaded with meanings and images that reflect aspects of reality, including coloniality. More studies are needed in the field in Brazil, including research that contributes to the strengthening of post-colonial and decolonial studies.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232108
Date: 2022-03-04


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