Entre o popular e o moderno: os cantos-de-trabalho em Mário de Andrade

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Entre o popular e o moderno: os cantos-de-trabalho em Mário de Andrade

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Title: Entre o popular e o moderno: os cantos-de-trabalho em Mário de Andrade
Author: Silva, Josiane Soares da
Abstract: Esta pesquisa tem por objetivo acompanhar os estudos sobre os cantos-de-trabalho na teoria musical do escritor modernista Mário de Andrade. Tendo como eixo de pesquisa a manifestação musical específica, alcançamos o panorama mais amplo do ideário modernista pensado pelo autor e a partir da abordagem do texto Cantos-de-Trabalho no Brasil, publicado originalmente em 1926, constatou-se que essa prática, além de ter sido abordada pela primeira vez nos estudos do folclore musical brasileiro, inaugura uma virada de perspectiva no modernismo nacional. Essa virada de perspectiva direcionou o foco de atenção ao povo e às expressões populares, elementos tidos como centrais para a construção de uma identidade nacional nas artes brasileiras. A música sendo o carro-chefe dessa virada, não foi a única beneficiada. Veremos que outras linguagens artísticas se inspiraram na recolha, no registro e no estudo do cancioneiro popular, como a literatura e, mais tarde, o cinema. Este trabalho busca também construir uma escuta das representações sonoras dos cantos-de-trabalho que são abordados na segunda fase do modernismo brasileiro, convencionalmente demarcada entre anos de 1924 a 1929.The objective of this research is to accompany studies on cantos-de-trabalho (the worksongs) in the musical theory of the modernist writer Mário de Andrade. Having the specific musical manifestation as a research axis, we reached a broader panorama of the modernist ideals thought by the author and from the approach of the text Cantos-de- Trabalho no Brasil (“Work-songs in Brazil”), originally published in 1926, it was verified that this practice, in addition to having been addressed for the first time in studies of Brazilian musical folklore, inaugurates a change of perspective in national modernism. This shift in perspective directed the focus of attention to the people and popular expressions, elements seen as central to the construction of a national identity in Brazilian arts. Music being the flagship of this shift, it was not the only beneficiary. We will see that other artistic languages were inspired by the collection, recording and study of the popular songbook, such as literature and, later, cinema. This work also seeks to build a listening to the sound representations of work-songs that are addressed in the second phase of Brazilian modernism, conventionally demarcated between the years 1924 to 1929, when Brazilian art found itself in a passage between the popular and the modern.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247023
Date: 2023-02-10


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