Entre o popular e o moderno: os cantos-de-trabalho em Mário de Andrade
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dominguez, Maria Eugenia |
|
dc.contributor.author |
Silva, Josiane Soares da |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-20T20:01:23Z |
|
dc.date.available |
2023-06-20T20:01:23Z |
|
dc.date.issued |
2023-02-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247023 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Antropologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem por objetivo acompanhar os estudos sobre os cantos-de-trabalho na
teoria musical do escritor modernista Mário de Andrade. Tendo como eixo de pesquisa a
manifestação musical específica, alcançamos o panorama mais amplo do ideário
modernista pensado pelo autor e a partir da abordagem do texto Cantos-de-Trabalho no
Brasil, publicado originalmente em 1926, constatou-se que essa prática, além de ter sido
abordada pela primeira vez nos estudos do folclore musical brasileiro, inaugura uma
virada de perspectiva no modernismo nacional. Essa virada de perspectiva direcionou o
foco de atenção ao povo e às expressões populares, elementos tidos como centrais para a
construção de uma identidade nacional nas artes brasileiras. A música sendo o carro-chefe
dessa virada, não foi a única beneficiada. Veremos que outras linguagens artísticas se
inspiraram na recolha, no registro e no estudo do cancioneiro popular, como a literatura
e, mais tarde, o cinema. Este trabalho busca também construir uma escuta das
representações sonoras dos cantos-de-trabalho que são abordados na segunda fase do
modernismo brasileiro, convencionalmente demarcada entre anos de 1924 a 1929. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this research is to accompany studies on cantos-de-trabalho (the worksongs)
in the musical theory of the modernist writer Mário de Andrade. Having the
specific musical manifestation as a research axis, we reached a broader panorama of the
modernist ideals thought by the author and from the approach of the text Cantos-de-
Trabalho no Brasil (“Work-songs in Brazil”), originally published in 1926, it was verified
that this practice, in addition to having been addressed for the first time in studies of
Brazilian musical folklore, inaugurates a change of perspective in national modernism.
This shift in perspective directed the focus of attention to the people and popular
expressions, elements seen as central to the construction of a national identity in Brazilian
arts. Music being the flagship of this shift, it was not the only beneficiary. We will see
that other artistic languages were inspired by the collection, recording and study of the
popular songbook, such as literature and, later, cinema. This work also seeks to build a
listening to the sound representations of work-songs that are addressed in the second
phase of Brazilian modernism, conventionally demarcated between the years 1924 to
1929, when Brazilian art found itself in a passage between the popular and the modern. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
música |
pt_BR |
dc.subject |
Modernismo |
pt_BR |
dc.subject |
antropologia |
pt_BR |
dc.subject |
music |
pt_BR |
dc.subject |
Modernism |
pt_BR |
dc.subject |
anthropology |
pt_BR |
dc.title |
Entre o popular e o moderno: os cantos-de-trabalho em Mário de Andrade |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar