dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Pedro, Joana Maria |
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dc.contributor.author |
Alves, Jorge Luiz da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-09-01T13:04:41Z |
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dc.date.available |
2023-09-01T13:04:41Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
382637 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249823 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
A pesquisa em questão procurou compreender e explanar de maneira mais profunda a constituição de uma nova homonormatividade, que acredito ser cada vez mais expressada nos aplicativos de pegação/relacionamento gays. Nesse sentido, busquei me debruçar sobre a construção de uma economia política sexual marcada por relações homoeróticas as quais se edificam, a partir de trocas recíprocas que acabam por mascarar certas práticas sexuais, conferindo-as uma inteligibilidade cultural outra. Sendo assim, busquei também pensar as tramas que constituem sujeitos, relações e subjetividades, a partir de processos de permutas, perdas e negociações que atuam na formação do que Gayle Rubin chamou de ?escala mal posicionada?. Para isso, analisei perfis recolhidos nos aplicativos Grindr e Tinder durante o primeiro semestre de 2019. Como arcabouço teórico metodológico, utilizei uma hibridização entre marxismo, teoria queer, psicanálise, antropologia estruturalista, história global e queermarxismo. A partir desse aparato, apresento a homonormatividade como um ideal regulador da diversidade que edifica um regime de visibilidade responsável por realizar a manutenção da heteronormatividade, ressignificando a noção de inteligibilidade, na medida em que atua circunscrevendo-aviolentamente sobre corpos que são responsabilizados por seu sucesso, mas principalmente pelo seu fracasso em uma perspectiva neoliberal. Sendo assim, a homonormatividade realiza um trabalho de sísifo, pois exige um enorme esforço de quem a executa na medida em que sua manutenção é constante. |
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dc.description.abstract |
Abstract: The research in question sought to understand and explain more deeply the constitution of a new homonormativity, which I believe is increasingly expressed in gay dating/gay dating apps. In this sense, I focused on the construction of a sexual political economy marked by homoerotic relationships which are built from reciprocal exchanges that end up masking certain sexual practices, giving them different cultural intelligibility. Therefore, I tried to think about the plots that constitute subjects, relationships, and subjectivities, based on processes of exchanges, losses, and suffering that occurred in the formation of what Gayle Rubin called a poorly positioned scale. For this, I analyzed profiles collected on the Grindr and Tinder apps during the first half of 2019. As a methodological theoretical framework, I used a hybridization between Marxism, queer theory, psychoanalysis, structuralist anthropology, global history, and queermarxism. From this apparatus, I present homonormativity as an ideal that regulates diversity that builds a regime of visibility responsible for maintaining heteronormativity, re-signifying the notion of intelligibility, insofar as it acts by violently circumscribing it over bodies that are held responsible for its success, but mainly because of its failure from a neoliberal perspective. Therefore, homonormativity performs a Sisyphus work, as it requires an enormous effort from those who execute it insofar as its maintenance is constant.. |
en |
dc.format.extent |
175 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
História |
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dc.subject.classification |
Normas de gênero |
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dc.subject.classification |
Neoliberalismo |
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dc.subject.classification |
Reciprocidade comercial |
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dc.title |
Meditações antinormativas: neoliberalismo, homonormatividade, grindr, tinder e a gestão da diversidade (2019-2021) |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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