Projeto Sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância
Author:
Nunes, João Mário Basso
Abstract:
O projeto foi desenvolvido vinculado às atividades realizadas pelo grupo Edumídia e tem como objetivo identificar as capacidades emocionais e a importância do seu aprendizado na infância, e relacioná-las com os jogos digitais, assim como utilizar e a avaliar o jogo “Sensidex: Aventuras da Patrulha Galáctica" para a melhoria das funções executivas e das capacidades emocionais de crianças no contexto escolar. Para a realização da pesquisa, foram realizadas intervenções com cinco turmas do 5º ano da EEB Prof Alexandre Sergio Godinho, localizada no município de Biguaçu, utilizando questionários para coletar informações sobre o acesso às tecnologias, controle parental e competência digital das crianças, assim como a utilização de questionários pré-intervenção e pós-intervenção para analisar o aprendizado dos alunos com o jogo. Cada turma possui entre 18 e 30 alunos e elas foram divididas em duas turmas para o grupo participante e três turmas para o grupo controle, buscando analisar e comparar as respostas dos questionários dos alunos que jogaram o jogo com aqueles que não jogaram. Os resultados revelaram que houveram melhorias nos testes sobre o conteúdo do jogo em relação ao grupo controle, indo de acordo com os resultados do questionário respondido pelo grupo participante, no qual os alunos afirmaram ter aumentado o seu conhecimento sobre as emoções. Assim, é possível verificar um potencial para a utilização jogos digitais como o Sensidex de serem ferramentas eficazes para aprimorar as funções executivas e as capacidades emocionais das crianças.