Projeto Sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância

DSpace Repository

A- A A+

Projeto Sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ramos, Daniele Karine
dc.contributor.author Nunes, João Mário Basso
dc.date.accessioned 2023-09-11T01:25:13Z
dc.date.available 2023-09-11T01:25:13Z
dc.date.issued 2023-09-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250931
dc.description.abstract O projeto foi desenvolvido vinculado às atividades realizadas pelo grupo Edumídia e tem como objetivo identificar as capacidades emocionais e a importância do seu aprendizado na infância, e relacioná-las com os jogos digitais, assim como utilizar e a avaliar o jogo “Sensidex: Aventuras da Patrulha Galáctica" para a melhoria das funções executivas e das capacidades emocionais de crianças no contexto escolar. Para a realização da pesquisa, foram realizadas intervenções com cinco turmas do 5º ano da EEB Prof Alexandre Sergio Godinho, localizada no município de Biguaçu, utilizando questionários para coletar informações sobre o acesso às tecnologias, controle parental e competência digital das crianças, assim como a utilização de questionários pré-intervenção e pós-intervenção para analisar o aprendizado dos alunos com o jogo. Cada turma possui entre 18 e 30 alunos e elas foram divididas em duas turmas para o grupo participante e três turmas para o grupo controle, buscando analisar e comparar as respostas dos questionários dos alunos que jogaram o jogo com aqueles que não jogaram. Os resultados revelaram que houveram melhorias nos testes sobre o conteúdo do jogo em relação ao grupo controle, indo de acordo com os resultados do questionário respondido pelo grupo participante, no qual os alunos afirmaram ter aumentado o seu conhecimento sobre as emoções. Assim, é possível verificar um potencial para a utilização jogos digitais como o Sensidex de serem ferramentas eficazes para aprimorar as funções executivas e as capacidades emocionais das crianças. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Emoções pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.subject Funções executivas pt_BR
dc.subject Controle inibitório pt_BR
dc.title Projeto Sensidex: desenvolvimento e avaliação de um jogo digital para trabalhar competências emocionais na infância pt_BR
dc.type Video pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Vídeo Projeto Sensidex.mp4 437.3Mb MPEG-4 video View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar