dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Mousinho, George Alexandre Ayres de Menezes |
|
dc.contributor.author |
Fronza, Mariana Francine |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-14T14:43:52Z |
|
dc.date.available |
2023-12-14T14:43:52Z |
|
dc.date.issued |
2023-12-08 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253211 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A literatura distópica é um importante instrumento de representação e reflexão, que abarca diversas questões sociais e políticas contemporâneas. Tais narrativas permitem não só reflexões sobre nossa realidade, mas em realidades possíveis, mas que ainda não existem em nossas sociedades. Além de reflexões filosóficas, também é possível analisar a literatura de forma técnica, explorando seus elementos e analisando como o trabalho é estruturado. A análise feita nesta pesquisa concentrou-se em uma abordagem técnica, estudando os elementos personagem e cenário em uma narrativa específica. O corpus desta pesquisa abarca o primeiro e o segundo livro da trilogia distópica The Hunger Games, escrito por Suzanne Collins. A narrativa retrata um local distópico chamado Panem, dividido em doze Distritos e uma Capital que os violenta, subjuga e explora. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como os principais personagens da narrativa são afetados e transformados pelos conflituosos cenários e dinâmicas ao seu redor, e ainda identificar como estes personagens mudaram e transformaram estes cenários e dinâmicas durante a narrativa. A base teórica para a análise abarca o nível de importância dos settings, os tipos de personagens, e ainda os modes of presentation (Klarer, 2004), uma vez que a narrativa guiada pela primeira pessoa implica o seu direto envolvimento com os eventos (Brait, 2006). Desta forma, a narradora usa tanto o showing mode, quanto o telling mode (Klarer, 2004) durante a narrativa. Os métodos utilizados para analisar os elementos foram a microanálise e a macroanálise de Massaud Moisés (2007).Durante a análise da narrativa é possível perceber o desenvolvimento dos principais personagens, e ainda a transformação dos cenários e dinâmicas ao seu redor em um movimento de síntese. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dystopian literature is an important instrument of representation and reflection, since it embraces many contemporary social and political issues. Such narratives enable not only reflections on our reality, but on possible ones, which still do not exist in our societies. In addition to philosophical reflections, it is also possible to analyze literature in a technical way, exploring its elements and analyzing how the work is structured. The analysis carried out in this research focused on a technical approach, studying the elements character and setting in a specific narrative. The corpus of this research embraces the first two novels of Suzanne Collins' dystopian trilogy The Hunger Games. The narrative portrays a dystopian place called Panem, which is divided into twelve Districts and a Capitol that violates, subjugates and exploits them. This research aims to investigate how the main characters of this narrative are affected and transformed by the conflictive scenarios and dynamics around them, and also to identify how those characters changed and transformed their scenarios and dynamics during the narrative. The theoretical basis for the analysis embraces the level of importance of the settings, the types of characters, and also the modes of presentation (Klarer, 2004), since the leading of the narrative by a first-person narrator implies her direct involvement with the events (Brait, 2006). In this way, the narrator uses both the showing and the telling modes (Klarer, 2004) during the narrative. The methods used to analyze the elements were microanalysis and macroanalysis from Massaud Moisés (2007). Through the analysis of the narrative, it is possible to perceive the main characters’ development, and also the transformation of the scenarios and dynamics around them in a synthesis. |
pt_BR |
dc.format.extent |
40 |
pt_BR |
dc.language.iso |
en |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Hunger Games |
pt_BR |
dc.subject |
Catching Fire |
pt_BR |
dc.subject |
Characters |
pt_BR |
dc.subject |
Scenarios |
pt_BR |
dc.subject |
Dynamics |
pt_BR |
dc.title |
The synthesis movement between scenarios and characters in The Hunger Games |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |