Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação

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Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação

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Title: Jogo com Aprendizagem Tangencial de Modelagem 3D para Animação
Author: Marcelino, Denis
Abstract: O trabalho consistiu em desenvolver um protótipo de jogo para computador com intuito de facilitar o aprendizado sobre práticas corretas de modelagem 3D para Animação. A abordagem do aprendizado tangencial foi utilizada, já que ela consiste em ensinar como consequência de uma experiência divertida, impulsionando o jogador a buscar além do material contido no jogo. No caso do projeto, utilizou-se fontes de ensino sobre modelagem 3D para animação para a elaboração das fases. Seguindo alguns passos recomendados para game design, foi criado uma breve história como motivação de jogo, uma mascote simples para simpatizar com o jogador, e o mapeamento das mecânicas de jogabilidade, interface de usuário e fluxo do jogo, tudo contido em um Game Design Document. Dentre os motores de jogos disponíveis no mercado, foi escolhido a Unity devido a uma afinidade pessoal com o método de desenvolvimento de jogos que a própria apresenta. O resultado foi uma fase em uma versão reduzida explicando conceitos chave de modelagem 3D para animação, possuindo apenas o modo aprendizado. Futuramente, após finalizar a implementação do modo desafio, serão realizados testes com um número arbitrário de jogadores para avaliar a diversão e o ensino tangencial percebidos por diferentes perfis.This project consists of developing a computer game prototype in order to facilitate the learning of correct 3D modeling practices for animation. The tangential learning approach was utilized, since it consists of teaching as a consequence of a fun experience, encouraging the player to seek materials beyond what is contained in the game. In this project’s case, it was utilized teaching sources about 3D modeling for animation to develop the stages. Following recommended steps for game design, a brief story was created as motivation for the game, a simple mascot to sympathize with the player, and a mapping of the game mechanics, interface, and game flow, all contained in a Game Design Document. In all the game engines available, Unity was chosen due to a personal affinity with the development methods that it presents. The result was a reduced version of one stage teaching key concepts of 3D modeling for animation, having only the learning mode finished. In the future, after completing development of the challenge mode, tests will be realized with an arbitrary number of players to evaluate the fun and tangential teaching perceived by different profiles.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253256
Date: 2023-11-27


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