Title: | Modernização da ferramenta para criação de jogos em arquitetura cliente-servidor Netgames |
Author: | Roza, Gabriel Machado da |
Abstract: |
O desenvolvimento de aplicações cliente servidor pode ser desafiador para iniciantes na programação. Assim, surgem ferramentas para auxiliar nesta tarefa. Este trabalho propõe uma versão modernizada para uma destas ferramentas, com foco no desenvolvimento de jogos multijogador sem tempo real. Utilizando-se do protocolo WebSocket, a ferramenta criada é futuramente extensível a novas plataformas. Foi possível aferir o uso da ferramenta criada através de sua utilização nas disciplinas de Engenharia de Software I e Análise e Projeto de Sistemas, respectivamente dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Developing client-server applications can be a challenging assignment for novice developers. As such, tools are created to facilitate this kind of task. This thesis proposes a new version of one such a tool, which focuses on non-real time multiplayer games. The proposed tool seeks, through the use of WebSocket, to be extentedable to new platforms in the future, should the need arise. The tool’s usage was assesed through it’s application in the subjects of Software Engineering I and Systems Analysis and Design, respectively of the Computer Science and Information Systems courses at the Federal University of Santa Catarina. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253381 |
Date: | 2023-12-08 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
TCC___Projetos_2.pdf | 3.875Mb |
View/ |
|
py-netgames-main.zip | 3.940Mb | Unknown |
View/ |