O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional

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O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional

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Title: O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional
Author: Lazzarin, Kimberly Araujo
Abstract: A cinematografia é a área do cinema responsável por elaborar o visual dos filmes por meio de enquadramentos e movimentos de câmera, iluminação e cor de cenas, contribuindo diretamente para transmitir os sentidos narrativos, expressar e evocar emoções. No contexto das mídias audiovisuais, percebemos os videogames como um campo relativamente novo e poderoso para cativar o público e fazê-los sentir uma ampla gama de emoções. Nesse sentido, nota-se que os games se beneficiam de conceitos já explorados pelo cinema para a criação de sua própria linguagem, sendo um deles a cinematografia, que impacta diretamente a experiência emocional do jogador. Esse trabalho visa explorar a maneira com que a cinematografia tradicional, desenvolvida pelo cinema, pode ser aplicada no desenvolvimento de uma cutscene de jogo 3D, a fim de contribuir no design de experiência do jogo, elicitando emoções no jogador.Cinematography is the field of movies responsible for creating the overall look of the film through shot framing, camera movement, lighting and color, directly contributing to convey narrative points, express and elicit emotion. In the context of the audiovisual medium, it is possible to perceive videogames as a relatively new and powerful medium that is able to captivate the audience and make them feel an extensive range of emotions. In this sense, it is noticeable that games appropriate and benefit from the concepts explored earlier by the movies to create its own language, one of those concepts being cinematography, which directly impacts the emotional experience of the player. This essay means to explore the ways in which traditional cinematography developed by cinema can be applied in a 3D game cutscene development, aiming to contribute to the game experience design, eliciting player emotions.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253521
Date: 2023-11-28


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