O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional

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O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Prim, Gabriel de Souza
dc.contributor.author Lazzarin, Kimberly Araujo
dc.date.accessioned 2023-12-19T15:07:10Z
dc.date.available 2023-12-19T15:07:10Z
dc.date.issued 2023-11-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/253521
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Animação. pt_BR
dc.description.abstract A cinematografia é a área do cinema responsável por elaborar o visual dos filmes por meio de enquadramentos e movimentos de câmera, iluminação e cor de cenas, contribuindo diretamente para transmitir os sentidos narrativos, expressar e evocar emoções. No contexto das mídias audiovisuais, percebemos os videogames como um campo relativamente novo e poderoso para cativar o público e fazê-los sentir uma ampla gama de emoções. Nesse sentido, nota-se que os games se beneficiam de conceitos já explorados pelo cinema para a criação de sua própria linguagem, sendo um deles a cinematografia, que impacta diretamente a experiência emocional do jogador. Esse trabalho visa explorar a maneira com que a cinematografia tradicional, desenvolvida pelo cinema, pode ser aplicada no desenvolvimento de uma cutscene de jogo 3D, a fim de contribuir no design de experiência do jogo, elicitando emoções no jogador. pt_BR
dc.description.abstract Cinematography is the field of movies responsible for creating the overall look of the film through shot framing, camera movement, lighting and color, directly contributing to convey narrative points, express and elicit emotion. In the context of the audiovisual medium, it is possible to perceive videogames as a relatively new and powerful medium that is able to captivate the audience and make them feel an extensive range of emotions. In this sense, it is noticeable that games appropriate and benefit from the concepts explored earlier by the movies to create its own language, one of those concepts being cinematography, which directly impacts the emotional experience of the player. This essay means to explore the ways in which traditional cinematography developed by cinema can be applied in a 3D game cutscene development, aiming to contribute to the game experience design, eliciting player emotions. pt_BR
dc.format.extent 79 páginas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject Cinematografia pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Animação 3D pt_BR
dc.subject Emoção nos jogos pt_BR
dc.subject Cutscenes pt_BR
dc.title O uso da cinematografia em cutscenes de jogos 3d como ferramenta para criação de experiência emocional pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC_kimberly.pdf 75.81Mb PDF View/Open O USO DA CINEMATOGRAFIA EM CUTSCENES DE JOGOS 3D COMO FERRAMENTA PARA CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIA EMOCIONAL
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