dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Henrique César da |
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dc.contributor.author |
Jacques, Vinicius |
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dc.date.accessioned |
2024-02-01T23:23:16Z |
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dc.date.available |
2024-02-01T23:23:16Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.other |
386071 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254163 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2023. |
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dc.description.abstract |
Esta tese tem como objetivo analisar como a energia nuclear se textualiza em histórias em quadrinhos (HQs) no contexto da década de 1950 e, a partir de elementos mobilizados na análise, derivar implicações para a educação em ciências. Nossos objetos de análise são duas HQs publicadas no Brasil que comunicaram a noção de energia nuclear e suas tecnologias num período em que se costura um emaranhamento de atores/agências e interesses em relação à temática nuclear. Para sustentar a análise e fundamentar nossa posição teórico-metodológica, articulamos a História Cultural da Ciência (Pimentel, 2010; Moura; Guerra, 2016) à noção de textualização do conhecimento científico (Silva, 2019), concebendo as ciências e tecnologias (C&T) enquanto práticas culturais, entre as quais estão as práticas de textualização, de produção textual, que colocam conhecimentos das C&T em formas textuais culturalmente condicionadas, que influenciam e constituem, também, a cultura em que habitam. A análise evidenciou alguns elementos em relação a essas HQs. A Dagwood consegue cindir o átomo (1950) foi produzida para uma exposição de energia atômica, a Man and the Atom (1948); sugerida por Leslie Groves, líder militar do Projeto Manhattan; produzida por especialistas das ciências; concebida pela King Features Syndicate, que era o maior distribuidor de HQs dos Estados Unidos (EUA); obteve isenção de direitos autorais para favorecer a circulação em outros suportes e países; contou com participação da Atomic Energy Commission (AEC), principal agência envolvida no controle dos produtos e materiais cindíveis dos EUA e na proliferação de usinas nucleares; os personagens utilizados na narrativa representavam o estilo American way of life. A análise de Aventuras no coração do átomo (1956) evidenciou que: a HQ foi adaptada de uma produção da General Electric - empreiteiro corporativo do Projeto Manhattan e fundamental na promoção dos usos da energia nuclear como motor econômico dos EUA no pós-guerra; houve o apagamento da bomba atômica e de agências envolvidas na produção das HQs, como AEC e United States Information Agency (USIA); circulou em outros países, incluindo o Brasil, favorecida pela UNESCO e USIA; a HQ se tornou um dos instrumentos adaptados/utilizados pelo programa Átomos para a Paz; circulação/distribuição no Brasil como um bom exemplo de HQ. Trata-se de práticas de popularização da energia nuclear, entendida como parte das práticas culturais da produção das C&T, que sofrem motivações de diferentes naturezas que se sobrepõem, se reforçam, se influenciam e estão imbricadas/emaranhadas ininterruptamente com outras formas de práticas sociais e políticas. As análises evidenciam uma prática de popularização da energia nuclear, enquanto textualização em C&T, como uma prática não neutra, e, portanto, seu produto, como um objeto não transparente. Com base no estudo do texto político e histórico HQ e considerando que não há neutralidade em pesquisas e intervenções pedagógicas, tentamos ampliar a potencialidade dos usos das HQs em ambiente escolar para além de uma perspectiva com foco em abordagens exclusivamente conceituais. Buscamos, também, oferecer subsídios para qualificar mediações docentes que rompam a transparência e não neutralidade dos artefatos culturais textuais e que sejam abertas às vozes de sujeitos estudantes. |
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dc.description.abstract |
Abstract: This thesis aims to analyze how nuclear energy is textualized in comic books in the context of the 1950s and, based on elements mobilized in the analysis, derive implications for science education. Our objects of analysis are two comic books published in Brazil that communicated the notion of nuclear energy and its technologies in a period in which there was a tangle of actors/agencies and interests in relation to nuclear issues. To support the analysis and substantiate our theoreticalmethodological position, we articulate the Cultural History of Science (Pimentel, 2010; Moura; Guerra, 2016) with the notion of textualization of scientific knowledge (Silva, 2019), conceiving sciences and technologies (S&T) as cultural practices and, among them, are the practices of textualization, of textual production, which place S&T knowledge in culturally conditioned textual forms, which also influence and constitute the culture in which they inhabit. The analysis highlighted some elements in relation to these comics. Dagwood consegue cindir o átomo (1950) was produced for an atomic energy exhibition, Man and the Atom (1948); suggested by Leslie Groves, military leader of the Manhattan Project; produced by science experts; conceived by King Features Syndicate, which was the largest comic book distributor in the United States (USA); obtained copyright exemption to favor circulation in other media and countries; it included the participation of the Atomic Energy Commission (AEC), the main agency involved in controlling US products and fissile materials and the proliferation of nuclear plants; The characters used in the narrative represented the American way of life. The analysis of Aventuras no coração do átomo (1956) showed that: the comic was adapted from a production by General Electric - corporate contractor for the Manhattan Project and fundamental in promoting the uses of nuclear energy as an economic engine in the USA in the post-war period; there was the erasure of the atomic bomb and agencies involved in the production of comics, such as AEC and United States Information Agency (USIA); circulated in other countries, including Brazil, favored by UNESCO and USIA; the HQ became one of the instruments adapted/used by the Atoms for Peace program; circulation/distribution in Brazil as a good example of HQ. These are practices of popularizing nuclear energy, understood as part of the cultural practices of S&T production, which suffer from motivations of different natures that overlap, reinforce, influence each other and are uninterruptedly intertwined/entangled with other forms of social practices and policies. The analyzes highlight a practice of popularizing nuclear energy, as a textualization in S&T, as a non-neutral practice, and, therefore, its product, as a non-transparent object. Based on the study of the political and historical text HQ and considering that there is no neutrality in research and pedagogical interventions, we try to expand the potential of the uses of HQs in a school environment beyond a perspective focusing on exclusively conceptual approaches. We also seek to offer subsidies to qualify teaching mediations that break the transparency and non-neutrality of textual cultural artifacts and that are open to the voices of student subjects. |
en |
dc.format.extent |
354 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
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dc.subject.classification |
Histórias em quadrinhos |
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dc.subject.classification |
Energia nuclear |
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dc.subject.classification |
Ensino |
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dc.subject.classification |
Ciência |
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dc.subject.classification |
Civilização |
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dc.title |
A energia nuclear em histórias em quadrinhos da década de 1950: texto, contextos histórico-culturais e educação em ciências |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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