Dark Romanticism and Transcendentalism: different ways of approaching self-knowledge
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sá, Daniel Serravalle de |
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dc.contributor.author |
Carneiro, Maysa da Silva |
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dc.date.accessioned |
2024-02-27T17:52:00Z |
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dc.date.available |
2024-02-27T17:52:00Z |
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dc.date.issued |
2024-02-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254468 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Letras Inglês. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Romantismo Sombrio e o Transcendentalismo são dois subgêneros do Romantismo Americano, um movimento literário, artístico e social que tomou forma do final do século XVIII até a metade do século XIV. Alguns dos autores mais reconhecidos desse período são Edgar Allan Poe, Herman Melville, Ralph Waldo Emerson e Henry David Thoreau. Considerando a pluralidade na forma em que eles abordavam e representavam temas como natureza, natureza humana, a progressão da sociedade, entre outros, Poe e Melville foram categorizados como Românticos Sombrios e Emerson e Thoreau como Transcendentalistas. O objetivo deste estudo é comparar os autores em relação ao autoconhecimento, tendo em vista suas obsessões em relação às questões do eu. Para isso, essa análise é centrada em três elementos que estão interligados ao processo do autoconhecimento romântico: natureza, seclusão e religião. Em cada seção, algumas obras dos autores selecionados são examinadas a fim de expor suas diferenças e semelhanças, contribuindo para o entendimento de suas nuances literárias. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Dark Romanticism and Transcendentalism are two subgenres of American Romanticism, a literary, social, and artistic movement that took place from the end of the eighteenth century until the middle of the nineteenth century. Some of the most acknowledged authors from this period are Edgar Allan Poe, Herman Melville, Ralph Waldo Emerson, and Henry David Thoreau. Considering the diversity in which they approached and represented themes such as nature, human nature, and society’s progression, among other topics, Poe and Melville were categorized as Dark Romantics, whilst Emerson and Thoreau became known as Transcendentalists. The objective of this study is to compare the authors with a specific attention to the theme of self-knowledge, given their obsession with matters of the self. To this end, this analysis focuses on three elements that are intertwined with the process of Romantic self-knowledge: nature, seclusion, and religion. In each of the sections, works from the chosen authors are examined to debate their contrasts and similarities, contributing to the understanding of their literary nuances. |
pt_BR |
dc.format.extent |
31 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
en |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
Dark Romanticism |
pt_BR |
dc.subject |
Transcendentalism |
pt_BR |
dc.subject |
self-knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
individuality |
pt_BR |
dc.subject |
subjectivity |
pt_BR |
dc.subject |
Romantismo sombrio |
pt_BR |
dc.subject |
Transcendentalismo |
pt_BR |
dc.subject |
autoconhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
individualidade |
pt_BR |
dc.subject |
subjetividade |
pt_BR |
dc.title |
Dark Romanticism and Transcendentalism: different ways of approaching self-knowledge |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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