Title: | Plano de negócios de uma start-up de edutainment aeroespacial |
Author: | Golynski, João Pedro Sandrin |
Abstract: |
A Revolução 4.0 na educação está relacionada com a evolução tecnológica e contempla o learning by doing. Conceitos de metodologias ativas vêm crescendo e ganhando espaço dentro do cenário educacional, fortalecendo o Edutainment, uma metodologia que utiliza o entretenimento para promover o aprendizado. No cenário da educação brasileira atual, há desafios em manter a atenção dos alunos, e a problemática da falta de interesse se mantém como uma das justificativas do abandono escolar. Este trabalho apresenta a criação, desenvolvimento e ideação de uma start-up cuja proposta é levar a educação ao mesmo patamar da diversão, aumentando o engajamento dos alunos do ensino fundamental nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio da criação de metodologias ativas contextualizadas na área aeroespacial. Os objetivos do trabalho incluem a elaboração de um modelo de negócios viável, a definição do público-alvo, o estudo do mercado educacional e de entretenimento, e a criação de estratégias de marketing eficazes. O método utilizado envolve a aplicação do Business Model Canvas, análise de mercado, e desenvolvimento de um plano financeiro detalhado com a ferramenta online Plano de Negócio Box (PNBOX) do Sebrae. Os resultados obtidos indicam que a empresa conseguiu impactar positivamente 1.693 pessoas através de oficinas realizadas em shoppings e escolas, além de mostrar viabilidade econômica para expansão futura. The 4.0 Revolution in education is linked to technological evolution and includes the concept of learning by doing. Active methodology concepts have been growing and gaining space within the educational scenario, thus strengthening Edutainment, a methodology that uses entertainment to promote learning. In the current Brazilian educational scenario, there are challenges in maintaining students’ attention, and the issue of lack of interest remains one of the justifications for school dropout. This work presents the creation, development, and ideation of a start-up whose proposal is to bring education to the same level as fun, increasing the engagement of elementary school students in the areas of science, technology, engineering, arts, and mathematics through the creation of active methodologies contextualized in the aerospace field. The objectives of the work include the development of a viable business model, the definition of the target audience, the study of the educational and entertainment market, and the creation of effective marketing strategies. The method used involves the application of the Business Model Canvas, market analysis, and the development of a detailed financial plan using Sebrae’s PNBOX tool. The results obtained indicate that the company positively impacted 1.693 people through workshops held in shopping malls and schools, in addition to showing economic viability for future expansion. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia Aeroespacial. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255916 |
Date: | 2024-07-01 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC.pdf | 4.651Mb |
View/ |
TCC |