Title: | Gamificação para o desenvolvimento de estratégias em prol da sustentabilidade: Case “São Chico Sustentável”. |
Author: | Wiese, Luiz Paulo de Lemos; Santos, Adriane Shibata; Reis, Thamires Cristina Pena; Wiese, Helena Pereira |
Abstract: |
Este artigo apresenta a criação de solução digital com estratégias de jogabilidade via gamificação para um instrumento de educação com reforço na educação ambiental. A metodologia é relato de caso com aplicação de Design Science Research. Os resultados consistem na preservação do conteúdo e dinâmica, escolha de personagens e reforço de decisões positivas. O produto digital trouxe ampla aplicabilidade, maior jogabilidade além de reforçar a sustentabilidade. Os aspectos educacionais e as estratégias de gamificação reforçaram as motivações intrínsecas e extrínsecas. O uso de jogos desenvolve um olhar reflexivo sobre sustentabilidade e afeta a comunidade, mostrando-se um instrumento eficaz no ensino. This paper presents the creation of a digital solution with gameplay strategies by gamification for an education instrument with environmental education reinforcement. The methodology is a case report applying Design Science Research. The results consist of preserving content and dynamics, choosing characters and reinforcing positive decisions. The digital product brought broad applicability, greater playability in addition to reinforcing sustainability. Educational aspects and gamification strategies reinforced intrinsic and extrinsic motivations. The use of games develops a reflective perspective on sustainability and affects the community, being an effective teaching tool. |
Description: | ste artigo apresenta a criação de solução digital com estratégias de jogabilidade via gamificação para um instrumento de educação com reforço na educação ambiental. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256956 |
Date: | 2024-08-07 |
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