Gamificação para o desenvolvimento de estratégias em prol da sustentabilidade: Case “São Chico Sustentável”.
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dc.contributor.author |
Wiese, Luiz Paulo de Lemos |
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dc.contributor.author |
Santos, Adriane Shibata |
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dc.contributor.author |
Reis, Thamires Cristina Pena |
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dc.contributor.author |
Wiese, Helena Pereira |
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dc.date.accessioned |
2024-08-07T10:22:45Z |
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dc.date.available |
2024-08-07T10:22:45Z |
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dc.date.issued |
2024-08-07 |
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dc.identifier.issn |
2596-237X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/256956 |
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dc.description |
ste artigo apresenta a criação de solução digital com estratégias de jogabilidade via gamificação para um instrumento de educação com reforço na educação ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo apresenta a criação de solução digital com estratégias de jogabilidade via
gamificação para um instrumento de educação com reforço na educação ambiental. A
metodologia é relato de caso com aplicação de Design Science Research. Os resultados
consistem na preservação do conteúdo e dinâmica, escolha de personagens e reforço de
decisões positivas. O produto digital trouxe ampla aplicabilidade, maior jogabilidade além
de reforçar a sustentabilidade. Os aspectos educacionais e as estratégias de gamificação
reforçaram as motivações intrínsecas e extrínsecas. O uso de jogos desenvolve um olhar
reflexivo sobre sustentabilidade e afeta a comunidade, mostrando-se um instrumento eficaz
no ensino. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper presents the creation of a digital solution with gameplay strategies by
gamification for an education instrument with environmental education reinforcement. The
methodology is a case report applying Design Science Research. The results consist of
preserving content and dynamics, choosing characters and reinforcing positive decisions.
The digital product brought broad applicability, greater playability in addition to
reinforcing sustainability. Educational aspects and gamification strategies reinforced
intrinsic and extrinsic motivations. The use of games develops a reflective perspective on
sustainability and affects the community, being an effective teaching tool. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Virtuhab |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo Digital |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Gamificação para o desenvolvimento de estratégias em prol da sustentabilidade: Case “São Chico Sustentável”. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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