RPG, Literatura e Educação: uma proposta de letramento literário para o segundo ano do ensino médio.

DSpace Repository

A- A A+

RPG, Literatura e Educação: uma proposta de letramento literário para o segundo ano do ensino médio.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Prado, Priscila Finger do
dc.contributor.author Ferreira, Luiza de Melo
dc.date.accessioned 2024-08-15T01:36:33Z
dc.date.available 2024-08-15T01:36:33Z
dc.date.issued 2024-08-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/257631
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa. pt_BR
dc.description.abstract Essa monografia apresenta uma proposta de letramento literário que utiliza o RPG de mesa enquanto uma atividade para o ensino de literatura. Nosso referencial teórico contempla os trabalhos de Antonio Candido (2011), Walter Benjamin (1994), Umberto Eco (1994), para pensar a concepção de literatura, e de Johan Huizinga (2011), para refletir sobre as estruturas e as funções do jogo na sociedade. Também realizamos uma breve revisão bibliográfica sobre o uso do RPG aliado ao ensino. Para fundamentação do conceito de letramento literário, seguimos proposta de Rildo Cosson (2022). A partir da metodologia da Sequência Básica, idealizada pelo autor, construímos uma sequência que objetiva fomentar o processo de formação de uma comunidade de leitores. A proposta utilizou como base para discussão o conto O Alienista (2024), de Machado de Assis, e trouxe o sistema City of Mist (2021) para a realização da dinâmica de interpretação, colocando os estudantes como parte importante do desenvolvimento da narrativa. Ao longo dos capítulos, foi observado como os principais pilares do jogo (como coletividade, improvisação e fabulação) propõem uma abordagem metodológica capaz de engrandecer o texto literário. pt_BR
dc.description.abstract This monograph presents a literary literacy proposal that uses tabletop role-playing games as an activity for teaching literature. Our theoretical framework includes the works of Antonio Candido (2011), Walter Benjamin (1994), Umberto Eco (1994), to think about the concept of literature, and Johan Huizinga (2011), to reflect on the structures and functions of games in society. We also carried out a brief bibliographic review on the use of RPGs in teaching. In order to reason about the concept of literary literacy, we followed Rildo Cosson’s proposal (2022). Based on the Basic Sequence methodology devised by the author, we built a sequence that aims to foster the process of forming a community of readers. The proposal used Machado de Assis short story O Alienista (2024) as a basis for discussion, and brought in the City of Mist (2021) system to carry out the interpretation dynamic, placing the students as an important part of the narrative’s development. Throughout the chapters, it was observed how the main pillars of the game (such as collectivity, improvisation and fictionalize) propose a methodological approach capable of enhancing the literary text. pt_BR
dc.format.extent 68 páginas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject RPG pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject Letramento Literário pt_BR
dc.title RPG, Literatura e Educação: uma proposta de letramento literário para o segundo ano do ensino médio. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Goulart, Anderson Jair


Files in this item

Files Size Format View
TCC_Luiza_de_Melo_Ferreira.pdf 2.361Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar