Title: | A expansão da figura autora de Cheryl Dunye em “The Watermelon Woman” (1996) |
Author: | Cardoso, Bianca Brandão Saba |
Abstract: |
Em seu longa metragem de estreia “The Watermelon Woman” (1996), a diretora e roterista Cheryl Dunye constrói uma narrativa metalinguística sobre ser uma cineasta negra e lésbica, inscrevendo-se tanto como autora que realiza a obra quanto como objeto acerca do qual se reflete sobre, projetando sua pessoa e suas vivências na trama. Observamos que Cheryl Dunye, como diretora, objetiva o mesmo que Cheryl enquanto personagem: contar histórias nunca contadas através do cinema. Dunye realiza um movimento análogo ao teorizado por Claire Johnston (1976) acerca da auto-inserção autoral feminina nas obras avant-garde, produzindo uma figura autora-atriz no cinema experimental de mulheres que agencia seu corpo na esfera diegética e extra-diegética. A partir disso, o trabalho tem como objetivo analisar como a linguagem experimental cinematográfica na trama colabora para a expansão de um processo autoral que, através de uma narrativa que mistura documentário e ficção, denuncia a falta de registro de mulheres negras e sáficas na história do cinema. Trata-se de uma análise que combina elementos da linguagem fílmica com aspectos das teorias de autoria feminista a fim de compreender o movimento expansivo que Cheryl Dunye empreende com o filme “The Watermelon Woman”, adentrando sua obra de maneira profunda, vulnerável e pessoal. REFERÊNCIAS: BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas, São Paulo, Papirus Editora, 2009. BORDWELL, David. Sobre a história do estilo cinematográfico. Campinas, São Paulo, Editora da Unicamp, 2013. BUTLER, Alison. Women's Cinema; the contested screen . Londres, Inglaterra, Wallflower Press, 2002. JOHNSTON, Claire. Women’s Cinema as Counter-Cinema, In: THORNHAM, Sue. Feminist Film Theory, EUA, Edinburgh University Press, 1999, p. 31-40. RICHARDSON, Matt. Our Stories Have Never Been Told: Preliminary Thoughts on Black Lesbian Cultural Production as Historiography in The Watermelon Woman, In: Black Camera, Vol. 2, No. 2, Special Issue: Beyond Normative: Sexuality and Eroticism in Black Film, Cinema, and Video, 2011, p. 100-113. INSERTS: Dunye, Chery. The Watermelon Woman, 1996 e IUCinema, Final Draft: Cheryl Dunye on Film, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=it7Kra-Aw-g |
Description: | Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação. Departamento de Artes. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259570 |
Date: | 2024-09-08 |
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Pibic - biancasaba.mp4 | 319.1Mb | MPEG-4 video |
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