O livro-jogo como recurso didático para o ensino de física

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O livro-jogo como recurso didático para o ensino de física

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Leonel, André Ary
dc.contributor.author Silva, Guilherme Rosso da
dc.date.accessioned 2024-09-18T23:25:09Z
dc.date.available 2024-09-18T23:25:09Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.other 387725
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/259829
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2024.
dc.description.abstract Estudos recentes indicam certa desmotivação dos estudantes em aprender Física. Entre as razões para essa problemática, destaca-se o fato de que as aulas dessa disciplina geralmente são baseadas em um modelo de ensino tradicional ou ensino por testagem. Para superar isso, sugerese a implementação de metodologias alternativas, como os jogos de aprendizagem. Um exemplo de jogo que já foi adaptado como jogo de aprendizagem é o livro-jogo; porém, o seu uso no Ensino de Física não é tão popular. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar que elementos podem orientar a elaboração e a implementação de um livro-jogo enquanto recurso didático para o Ensino de Física. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se os pressupostos metodológicos da Pesquisa Baseada em Design (PBD). Levando isso em consideração, a investigação foi realizada em dois ciclos de design, nos quais a teoria e a prática foram integradas. No primeiro ciclo de design, identificaram-se desafios no Ensino de Física e discutiu-se o potencial do livro-jogo para enfrentá-los. Em seguida, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o livro-jogo no Ensino de Ciências. Por último, adaptou-se e implementouse o protótipo do livro-jogo de Silva (2021) com estudantes de licenciatura em Física, como um pano de fundo para alcançar o objetivo geral da pesquisa. No segundo ciclo de design, reestruturou-se o protótipo com base nos resultados do primeiro ciclo e utilizou-se com educadores e educadoras que lecionam Física na Educação Básica, visando ao mesmo objetivo. Os dados foram coletados em ambos os ciclos por meio de questionários e gravações audiovisuais, e a análise foi baseada nos princípios de design de cada ciclo. O desenvolvimento de ambos os ciclos de design forneceu elementos que podem orientar a elaboração e a implementação de um livro-jogo como recurso didático para o Ensino de Física. Os elementos relacionados à elaboração do livro-jogo incluem: simplicidade nas regras, cenário envolvente e imersivo, cuidado para não saturar a narrativa com conhecimentos de Física, previsão do clímax e desfecho para facilitar a escrita da história e inserção de feedbacks e ilustrações. Quanto à implementação, identificou-se que é possível utilizar o livro-jogo em contexto formal de ensino, tanto para avaliar e revisar conteúdos quanto como uma atividade para ser feita em casa. As estratégias de utilização incluem a leitura em conjunto com toda a turma ou dividida em grupos e o uso de questionários ou diários de bordo para avaliar o aprendizado. Além disso, o recurso pode ser empregado em outros contextos educacionais, como projetos ou atividades extracurriculares. Com base nisso, concluiu-se que a pesquisa fornece insights para orientar a elaboração e a implementação de um livro-jogo como recurso didático para o Ensino de Física, podendo contribuir com o enfrentamento dos desafios dessa área do conhecimento.
dc.description.abstract Abstract: Recent studies indicate a certain lack of motivation among students in learning Physics. Among the reasons for this problem, the fact that classes in this discipline are generally based on a traditional teaching model or teaching by testing stands out. To overcome this, it is suggested to implement alternative methodologies, such as learning games. An example of a game that has already been adapted as a learning game is the gamebook; however, its use in Physics Teaching is not so popular. In this sense, this research has the general objective of investigating which elements can guide the development and implementation of a gamebook as a teaching resource for Physics Teaching. To achieve this objective, the methodological assumptions of Design-Based Research (PBD) were used. Taking this into consideration, the investigation was carried out in two design cycles, in which theory and practice were integrated. In the first design cycle, challenges in Physics Teaching were identified and the potential of the gamebook to address them was discussed. Next, a bibliographical review was carried out on the gamebook in Science Teaching. Finally, the prototype of Silva's gamebook (2021) was adapted and implemented with Physics undergraduate students, as a background to achieve the general objective of the research. In the second design cycle, the prototype was restructured based on the results of the first cycle and was used with educators who teach Physics in Basic Education, aiming for the same objective. Data were collected in both cycles through questionnaires and audiovisual recordings, and analysis was based on the design principles of each cycle. The development of both design cycles provided elements that can guide the development and implementation of a gamebook as a teaching resource for Physics Teaching. The elements related to the preparation of the gamebook include: simplicity in the rules, engaging and immersive setting, care not to saturate the narrative with knowledge of Physics, prediction of the climax and outcome to facilitate the writing of the story and insertion of feedback and illustrations. Regarding implementation, it was identified that it is possible to use the gamebook in a formal teaching context, both to evaluate and review content and as an activity to be done at home. Strategies for use include reading together as a whole class or divided into groups and using questionnaires or logbooks to assess learning. Furthermore, the resource can be used in other educational contexts, such as projects or extracurricular activities. Based on this, it was concluded that the research provides insights to guide the development and implementation of a gamebook as a teaching resource for Physics Teaching, which can contribute to facing the challenges of this area of knowledge. en
dc.format.extent 247 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica
dc.subject.classification Física
dc.subject.classification Jogos no ensino de física
dc.subject.classification Jogos educativos
dc.title O livro-jogo como recurso didático para o ensino de física
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Knöpker, Mônica


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