Title: | Catálogos de exposições de Moda: análise da comunicação museológica |
Author: | Mendonça, Marnie Rossana Teixeira |
Abstract: |
Esta pesquisa tem como tema a comunicação museológica através da análise de catálogos de exposições temporárias de Moda a partir de impressos produzidos por três diferentes instituições: um museu, um centro cultural e um espaço expositivo. A proposta é investigar através de metodologia qualitativa e comparativa quais os formatos e discursos possíveis em catálogos de exposições e megaexposições de moda e como contribuem para a comunicação museológica. Visando compreender como os catálogos podem auxiliar na difusão do trabalho realizado dentro de instituições culturais, busca-se identificar os tipos de catálogos produzidos, analisar o conteúdo discursivo a respeito da temática da exposição e verificar como ocorre a difusão da comunicação museológica. Para isso investigou-se o histórico das exposições de moda em museus do norte global, o contexto peculiar das exposições de moda no Brasil e quais são os conceitos do termo catálogo. A partir do percurso histórico e teórico, foram estabelecidas quatro categorias de análise: formato, identidade visual, discurso e imagens. As exposições que tiveram seus catálogos analisados foram: “O Preço da Sedução - do Espartilho ao Silicone” (2004), “Fashion Passion - 100 anos de Moda na Oca” (2004) e “Estudos de Trajes Italianos” (2006). Como resultado, foi possível compreender as diferenças de propostas e discursos curatoriais a depender do tipo de instituição, tamanho exposição e público ao qual foram direcionados, gerando reflexões sobre a variedade discursos elaborados pela curadoria e pelas instituições a serem apresentadas aos leitores. Propõe-se, a partir dos diferentes modelos analisados, parâmetros básicos de lógica ordenadora para a criação de catálogos que cumpram de forma eficiente a função de mediadores da pesquisa científica e de difusores de conhecimentos. The theme of this research is museum communication through the analysis of temporary fashion exhibition catalogs based on printed materials produced by three different institutions: a museum, a cultural center and an exhibition space. The proposal is to investigate, through qualitative and comparative methodology, which formats and discourses are possible in exhibition catalogs and blockbuster fashion exhibitions and how they contribute to museum communication. With the aim of understanding how catalogs can help disseminate the work carried out within cultural institutions, we sought to identify the types of catalogs produced, analyze the discursive content relating to the exhibition theme and verify how museum communication is disseminated. To this end, we investigated the history of fashion exhibitions in museums in the global north, the peculiar context of fashion exhibitions in Brazil and what the concepts of the term catalog are. Based on the historical and theoretical path, four categories of analysis were established: format, visual identity, discourse and images. The exhibitions that had their catalogs analyzed were: “O Preço da Sedução – do Espartilho ao Silicone” (2004), “Fashion Passion – 100 anos de Moda na Oca” (2004) e “Estudos de Trajes Italianos” (2006). As a result, it was possible to understand the differences in curatorial proposals and speeches depending on the type of institution, size of the exhibition and the audience for which they were intended, generating reflections on the variety of speeches prepared by curators and institutions to be presented to readers. It is proposed, based on the different models analyzed, to establish basic parameters of ordering logic for the creation of catalogs that efficiently fulfill the function of mediators of scientific research and disseminators of knowledge. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260751 |
Date: | 2023-12-14 |
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TCC_Catálogos d ... da_MRT Mendonça (2023).pdf | 26.63Mb |
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