Catálogos de exposições de Moda: análise da comunicação museológica
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Padilha, Renata Cardozo |
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dc.contributor.author |
Mendonça, Marnie Rossana Teixeira |
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dc.date.accessioned |
2024-10-17T12:16:14Z |
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dc.date.available |
2024-10-17T12:16:14Z |
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dc.date.issued |
2023-12-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/260751 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Museologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como tema a comunicação museológica através da análise de
catálogos de exposições temporárias de Moda a partir de impressos produzidos por
três diferentes instituições: um museu, um centro cultural e um espaço expositivo. A
proposta é investigar através de metodologia qualitativa e comparativa quais os
formatos e discursos possíveis em catálogos de exposições e megaexposições de
moda e como contribuem para a comunicação museológica. Visando compreender
como os catálogos podem auxiliar na difusão do trabalho realizado dentro de
instituições culturais, busca-se identificar os tipos de catálogos produzidos, analisar
o conteúdo discursivo a respeito da temática da exposição e verificar como ocorre a
difusão da comunicação museológica. Para isso investigou-se o histórico das
exposições de moda em museus do norte global, o contexto peculiar das exposições
de moda no Brasil e quais são os conceitos do termo catálogo. A partir do percurso
histórico e teórico, foram estabelecidas quatro categorias de análise: formato,
identidade visual, discurso e imagens. As exposições que tiveram seus catálogos
analisados foram: “O Preço da Sedução - do Espartilho ao Silicone” (2004), “Fashion
Passion - 100 anos de Moda na Oca” (2004) e “Estudos de Trajes Italianos” (2006).
Como resultado, foi possível compreender as diferenças de propostas e discursos
curatoriais a depender do tipo de instituição, tamanho exposição e público ao qual
foram direcionados, gerando reflexões sobre a variedade discursos elaborados pela
curadoria e pelas instituições a serem apresentadas aos leitores. Propõe-se, a partir
dos diferentes modelos analisados, parâmetros básicos de lógica ordenadora para a
criação de catálogos que cumpram de forma eficiente a função de mediadores da
pesquisa científica e de difusores de conhecimentos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The theme of this research is museum communication through the analysis of
temporary fashion exhibition catalogs based on printed materials produced by three
different institutions: a museum, a cultural center and an exhibition space. The
proposal is to investigate, through qualitative and comparative methodology, which
formats and discourses are possible in exhibition catalogs and blockbuster fashion
exhibitions and how they contribute to museum communication. With the aim of
understanding how catalogs can help disseminate the work carried out within cultural
institutions, we sought to identify the types of catalogs produced, analyze the
discursive content relating to the exhibition theme and verify how museum
communication is disseminated. To this end, we investigated the history of fashion
exhibitions in museums in the global north, the peculiar context of fashion exhibitions
in Brazil and what the concepts of the term catalog are. Based on the historical and
theoretical path, four categories of analysis were established: format, visual identity,
discourse and images. The exhibitions that had their catalogs analyzed were: “O
Preço da Sedução – do Espartilho ao Silicone” (2004), “Fashion Passion – 100 anos
de Moda na Oca” (2004) e “Estudos de Trajes Italianos” (2006). As a result, it was
possible to understand the differences in curatorial proposals and speeches
depending on the type of institution, size of the exhibition and the audience for which
they were intended, generating reflections on the variety of speeches prepared by
curators and institutions to be presented to readers. It is proposed, based on the
different models analyzed, to establish basic parameters of ordering logic for the
creation of catalogs that efficiently fulfill the function of mediators of scientific
research and disseminators of knowledge. |
pt_BR |
dc.format.extent |
99 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access. |
en |
dc.subject |
catálogos |
pt_BR |
dc.subject |
exposições de moda |
pt_BR |
dc.subject |
comunicação museológica |
pt_BR |
dc.subject |
artes gráficas |
pt_BR |
dc.subject |
moda em museus |
pt_BR |
dc.title |
Catálogos de exposições de Moda: análise da comunicação museológica |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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