Title: | Engajamento dos estudantes da UFSC em Jogos de E-sports e seu efeito no Comportamentos de Consumo |
Author: | Santos, Matheus Adriano dos |
Abstract: |
Este estudo analisou como o engajamento dos estudantes da UFSC em videogames de e-sports influencia comportamentos de consumo, como intenção de compra, engajamento em comunidades virtuais, co-produção, boca a boca e recrutamento. Um questionário foi aplicado a 158 estudantes, utilizando o modelo de Abbasi et al. (2023). A análise empregou Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os coeficientes de impacto demonstraram relações significativas entre engajamento e comportamento: boca a boca (0,962), intenção de compra (0,844) e engajamento comunitário (0,828) foram os mais destacados. Além disso, o engajamento explicou 52,4% da variância no comportamento de engajamento comunitário (R² = 0,524). Concluiu-se que o engajamento em e-sports estimula decisões de consumo, fortalece vínculos entre jogadores e marcas, e destaca os e-sports como ferramenta eficaz para estratégias de marketing direcionadas a jovens. Este trabalho oferece insights relevantes sobre o impacto dos e-sports no comportamento de consumo no contexto universitário brasileiro This study analyzed how the engagement of UFSC students in e-sports video games influences consumption behaviors, such as purchase intention, community engagement, co-production, word-of-mouth, and recruitment. A questionnaire was applied to 158 students, based on the model by Abbasi et al. (2023). Structural Equation Modeling (SEM) was used for analysis. The impact coefficients demonstrated significant relationships between engagement and behavior: word-of-mouth (0.962), purchase intention (0.844), and community engagement (0.828) stood out. Additionally, engagement explained 52.4% of the variance in community engagement behavior (R² = 0.524). It was concluded that e-sports engagement stimulates consumption decisions, strengthens bonds between players and brands, and highlights e-sports as an effective tool for marketing strategies targeting young audiences. This study provides relevant insights into the impact of e-sports on consumer behavior in the Brazilian university context. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261985 |
Date: | 2024-12-10 |
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TCC |