Engajamento dos estudantes da UFSC em Jogos de E-sports e seu efeito no Comportamentos de Consumo

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Engajamento dos estudantes da UFSC em Jogos de E-sports e seu efeito no Comportamentos de Consumo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Cardoso, Janaína Gularte
dc.contributor.author Santos, Matheus Adriano dos
dc.date.accessioned 2024-12-17T21:45:51Z
dc.date.available 2024-12-17T21:45:51Z
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/261985
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisou como o engajamento dos estudantes da UFSC em videogames de e-sports influencia comportamentos de consumo, como intenção de compra, engajamento em comunidades virtuais, co-produção, boca a boca e recrutamento. Um questionário foi aplicado a 158 estudantes, utilizando o modelo de Abbasi et al. (2023). A análise empregou Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os coeficientes de impacto demonstraram relações significativas entre engajamento e comportamento: boca a boca (0,962), intenção de compra (0,844) e engajamento comunitário (0,828) foram os mais destacados. Além disso, o engajamento explicou 52,4% da variância no comportamento de engajamento comunitário (R² = 0,524). Concluiu-se que o engajamento em e-sports estimula decisões de consumo, fortalece vínculos entre jogadores e marcas, e destaca os e-sports como ferramenta eficaz para estratégias de marketing direcionadas a jovens. Este trabalho oferece insights relevantes sobre o impacto dos e-sports no comportamento de consumo no contexto universitário brasileiro pt_BR
dc.description.abstract This study analyzed how the engagement of UFSC students in e-sports video games influences consumption behaviors, such as purchase intention, community engagement, co-production, word-of-mouth, and recruitment. A questionnaire was applied to 158 students, based on the model by Abbasi et al. (2023). Structural Equation Modeling (SEM) was used for analysis. The impact coefficients demonstrated significant relationships between engagement and behavior: word-of-mouth (0.962), purchase intention (0.844), and community engagement (0.828) stood out. Additionally, engagement explained 52.4% of the variance in community engagement behavior (R² = 0.524). It was concluded that e-sports engagement stimulates consumption decisions, strengthens bonds between players and brands, and highlights e-sports as an effective tool for marketing strategies targeting young audiences. This study provides relevant insights into the impact of e-sports on consumer behavior in the Brazilian university context. pt_BR
dc.format.extent 53 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access. en
dc.subject e-sports pt_BR
dc.subject comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject engajamento pt_BR
dc.subject marketing pt_BR
dc.subject jogos eletrônicos pt_BR
dc.subject consumer behavior pt_BR
dc.subject engagement pt_BR
dc.subject video games pt_BR
dc.title Engajamento dos estudantes da UFSC em Jogos de E-sports e seu efeito no Comportamentos de Consumo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Tolfo, Cristiano


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