Title: | A narrativa de experiência sobre a produção textual e sua avaliação na formação docente |
Author: | Inthurn, Débora Larissa Redmerski |
Abstract: |
O presente estudo é uma narrativa em forma de pesquisa, no qual entre o vivido e o narrado se busca refletir sobre a minha constituição como professora no que diz respeito à produção textual e sua avaliação na formação inicial, na prática vivida e na formação continuada proporcionada pelos estudos do mestrado. Esse objetivo principal nos direciona a uma segunda questão: ?Meus pares passam ou passaram pelos mesmos processos de se questionarem e buscarem apoio na formação continuada?\" Na abordagem metodológica empreendida, os dados e toda progressão teórica são feitos através de narrativas. Além disso, a pesquisa apresenta também o meu registro de experiência durante o ato de pesquisar, gerando apontamentos de tomadas de consciência que acontecem enquanto se rememora o vivido e se entra em contato com as obras dos teóricos que sustentam a base deste estudo. Encontramos entre eles os escritos de Bakhtin e o Círculo (1997; 2010; 2020); Larrosa (2010); Prado e Serodio (2017); Prado et al (2015); Geraldi (1993; 2003; 2015) e Antunes (2003; 2009). As narrativas que serviram de base para a construção desta pesquisa se concentram de duas fontes: a primeira foram dois diários reflexivos escritos entre 2021-2022, período em que eu me encontrava em formação do mestrado. Dessa forma, um diário faz menção ao processo de formação vivido desde os tempos de discente no que diz respeito à produção textual e sua avaliação e o outro diário registra os impactos da formação do mestrado no que diz respeito ao mesmo tema. A segunda fonte provém de narrativas de seis professoras que foram convidadas a contar suas experiências com a produção textual e sua avaliação desde o passado mais longínquo do qual se lembravam. Assim, no diálogo entre a teoria e a prática vivida da pesquisadora e das professoras participantes tornou-se possível compreender certos aspectos das práticas pedagógicas realizadas, revelando a influência que os sujeitos que atravessaram nossas histórias tiveram na concepção de linguagem adotada e, por consequência, na nossa abordagem do trabalho com o texto e sua avaliação. A partir do contato da teoria apresentada durante o mestrado, os estudos desta pesquisa e a reflexão sobre o vivido, fui direcionada a buscar uma proposta de trabalho com os gêneros discursivos que colocasse o professor não como um corretor de textos, mas como um leitor mais experiente que se interessa pelo texto de seus alunos e se propõe a dialogar com ele. Desse modo, trago uma proposição de trabalho de avaliação de texto, apoiando-me nos escritos de Geraldi (1993), a qual através de uma narrativa fictícia, mas inspirada em situações de vivência, se explicita, na prática o que faria o professor como um leitor interessado nos textos de seus alunos. Ao fim desta pesquisa, apresento minhas considerações finais através de uma narrativa, que teve como inspiração os processos vividos durante a autoformação que este estudo proporcionou, o qual me possibilitou considerar como verdadeira a máxima de que é no diálogo com os meus alunos e com os textos produzidos por eles que me constituo - e permaneço em um processo contínuo de constituição - como professora. Abstract: The present study is a narrative in the form of research, in which between the lived and the narrated, it seeks to reflect on my constitution as a teacher concerning textual production and its evaluation in initial training, in the lived practice and the continuing education provided by the master's studies. This main objective directs us to a second question: \"Do my peers go through or have gone through the same processes of questioning themselves and seeking support in continuing education?\" In the methodological approach undertaken, the data and all theoretical progression are done through narratives. In addition, the research also presents my record of experience during the act of research, generating notes of awareness that happen while remembering what was lived and contacting the works of the theorists that support the basis of this study. We found among them the writings of Bakhtin and the Circle (1997; 2010; 2020); Larrosa (2010); Prado and Serodio (2017); Prado et al (2015); Geraldi (1993; 2003; 2015) and Antunes (2003; 2009). The narratives that served as the basis for the construction of this research are concentrated from two sources: the first was two reflective diaries written between 2021-2022, the period in which I was in training for the master's degree. Thus, one diary makes mention of the training process experienced since my student days about textual production and its evaluation, and the other diary records the impacts of master's training on the same topic. The second source comes from the narratives of six teachers who were invited to tell their experiences with textual production and its evaluation since the most distant past they could remember. Thus, in the dialogue between theory and the lived practice of the researcher and the participating teachers, it became possible to understand certain aspects of the pedagogical practices carried out, revealing the influence that the subjects that went through our stories had on the conception of language adopted and, consequently, on our approach to working with text and its evaluation. From the contact with the theory presented during the master's degree, the studies in this research, and the reflection on what was lived, I was directed to seek a proposal to work with discourse genres that would place the teacher not as a text corrector, but as a more experienced reader who is interested in the text of his or her students and proposes to dialogue with it. In this way, I present a working proposition for text evaluation, based on Geraldi's (1993) writings, in which, through a fictitious narrative, but inspired by living situations, it is made explicit, in practice, what a teacher would do as a reader interested in his students' texts. At the end of this research, I present my final considerations through a narrative, which had as inspiration the processes lived during the self-training that this study provided, which allowed me to consider as true the maxim that it is in the dialogue with my students and with the texts produced by them that I constitute myself - and remain in a continuous process of the constitution - as a teacher. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249835 |
Date: | 2023 |
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