A relevância do teatro no processo de formação de leitores: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A relevância do teatro no processo de formação de leitores: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental

Show full item record

Title: A relevância do teatro no processo de formação de leitores: uma proposta didática para os anos finais do ensino fundamental
Author: Guckert, Fabrícia Cristiane
Abstract: A presente pesquisa parte de problemáticas observadas no contexto do ensino de Língua Portuguesa, principalmente, sobre o lugar do teatro no currículo escolar. É problematizada a partir da seguinte questão norteadora: De que forma o teatro pode contribuir com o processo de formação de leitores, de modo significativo e relevante, na disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental ? Anos Finais, na rede pública de ensino? O objetivo geral foi analisar as contribuições do teatro no processo de formação de leitores durante as aulas de Língua Portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental em contexto de escola pública. Entre os objetivos específicos, têm-se: a) elaborar uma revisão sistemática de literatura de dissertações que discorreram sobre leitura e formação de leitores mediada pelo gênero teatral e/ou dramático, no repositório do PROFLETRAS ? Rede Nacional; b) problematizar, a partir de uma situação real de ensino, a relevância do teatro para o processo de formação de leitores, na disciplina de Língua Portuguesa e; c) propor um conjunto de ações didáticas a respeito do gênero dramático voltadas para os alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais a partir do método dialético proposto por Gasparin (2012). Para tratar de leitura, literatura e formação de leitores, tomam-se como referência Candido (2004), Colomer (2007), Lajolo (2018), Riolfi et al. (2008), Perrotti (1999) e Cosson (2021). Para abordar o teatro, utilizam-se as pesquisas de teóricos, como Boal (2009), Magaldi (1994), Granero (2020), Cosson (2021), Calzavara (2009), Miranda et al. (2009) e Marega (2015). Em relação à metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com objetivos interpretativos e interventivos, que pesou o uso dos procedimentos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Como produto educacional, elaborou-se uma sequência didática subsidiada pela Pedagogia Histórico-Crítica, a partir de cinco momentos estruturados por Saviani (1986) e desenvolvidos em didática específica, denominada de Didática da Pedagogia Histórico-Crítica (GASPARIN, 2012). Como resultados, a) obteve-se um breve estado da arte acerca das dissertações que discorreram sobre leitura e formação de leitores mediada pelo gênero teatral e/ou dramático, no PROFLETRAS, por meio do qual se averiguou que há carência de propostas que têm seu maior interesse no próprio acontecimento, no instante da experiência, como é o caso do teatro e do processo de formação de leitores; b) ao problematizar como a leitura, a formação de leitores e o teatro são abordados nos documentos oficiais e orientadores da educação brasileira, constatou-se que os PCN (BRASIL, 1997) têm como finalidade a formação de um leitor competente, a BNCC (BRASIL, 2017) um leitor fruidor, o CBTC (SANTA CATARINA, 2019) um leitor proficiente; c) observou-se que a leitura e a formação de leitores são abordadas na parte teórica da BNCC (BRASIL, 2017), na disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, mas a formação de leitores só é elencada explicitamente como objeto de conhecimento para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e não para os Anos Finais, fato que se repetiu no CBTC (SANTA CATARINA, 2019) e se reverberou no PPP (2021) do local da pesquisa; d) apurou-se que, apesar do discurso propalado na BNCC (BRASIL, 2017) a respeito de leitura, de formação de leitores e de teatro, poucas habilidades estão voltadas para a formação de leitores e para o que seria uma experiência teatral segundo a base teórica dessa investigação; e) verificou-se, na prática, por meio da aplicação da sequência didática, que o teatro é relevante e pode contribuir significativamente no processo de formação de leitores, durante as aulas de Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental e; f) averiguou-se que a construção da sequência didática, à luz da Didática da Pedagogia Histórico-Crítica, foi uma experiência enriquecedora que trouxe ganhos para todos os envolvidos, dado que pelos pressupostos que a embasam e pelo conteúdo orientador que contém em si, apresentou-se como alternativa metodológica com perspectiva de possibilitar que o processo formativo do Ensino Fundamental ? Anos Finais, pudesse alcançar uma dimensão integrada assim como sinalizou Pereira e Pedrosa (2021).Abstract: The present research starts from problems observed in the context of Portuguese language teaching, mainly about the place of theater in the school curriculum. It is problematized from the following guiding question: How can theater contribute to the process of training readers, in a significant and relevant way, in the curricular component of Portuguese in Elementary School ? Final Years, in the public school system? The general objective was to analyze the contributions of theater in the process reader training during Portuguese Language classes in the Final Years of Elementary School in a public school context. Among the specific objectives, there are: a) elaborate a systematic literature review of dissertations that discussed reading and reader training mediated by the theatrical and/or dramatic genre, in the repository of PROFLETRAS ? Nacional Network; b) problematize, from a real teaching situation, the relevance of theater for the process of reader training, in the discipline of Portuguese Language and; c) propose a set of didactic actions regarding the dramatic genre aimed at students od Elementary School - Final Years based on the dialectical method proposed by Gasparin (2012). To deal with reading, literature and reader training, Candido (2004), Colomer (2007), Lajolo (2018), Riolfi et al. (2008), Perrotti (1999) and Cosson (2021) are taken as references. To approach the theater, the research of theorists is used, such as Boal (2009), Magaldi (1994), Granero (2020), Cosson (2021), Calzavara (2009), Miranda et al. (2009) and Marega (2015). Regarding the methodology, a qualitative research of an applied nature was developed, with interpretive and interventional objectives, which weighed the use of action research procedures (THIOLLENT, 1986). As an educational product, a didactic sequence subsidized by Historical-Critical Pedagogy was elaborated, based on five moments structured by Saviani (1986) and developed in specific didactics, called Didactics of Historical-Critical Pedagogy (GASPARIN, 2012). As results, a) a brief state of the art was obtained about the dissertations that discussed reading and reader training mediated by theatrical and/or dramatic genre, in PROFLETRAS, through which was found that there is a lack of proposals that have their greatest interest in the event itself, in the instant of experience, as the case of theater and the process of reader training; b) when problematizing how reading, reader training and theater are addressed in the official and guiding documents of Brazilian education, it was found that the PCN (BRASIL, 1997) aim to train a competent reader, the BNCC (BRASIL, 2017) a fruitarian reader, the CBTC (SANTA CATARINA, 2019) a proficient reader; c) it was observed that reading and the formation of readers are addressed in the theoretical part of the BNCC (BRASIL, 2017), in the discipline of Portuguese Language, in Elementary School, but the formation of readers is only explicitly listed as an object of knowledge for the Initial Years of Elementary School and not for the Final Years, fact that was repeated in the CBTC (SANTA CATARINA, 2019) and reverberated in the PPP (2021) of the research site; d) it was found that, despite the discourse proclaimed in the BNCC (BRASIL, 2017) regarding reading, reader training and theater, few skills are focused on the formation of readers and what would be a theatrical experience according to the theoretical basis of this investigation; e) it was verified, in practice, through the application of the didactic sequence, that theater is relevant and can contribute significantly in the process of reader training, during Portuguese Language classes, in the Final Years of Elementary School and; f) it was found that the construction of the didactic sequence, in the light of the Didactics of Historical-Critical Pedagogy, was an enriching experience that brought gains to all those who were involved, given that by the assumptions that support it and by the guiding content it contains in itself, it presented itself as a methodological alternative with the perspective of enabling the formative process of Elementary School - Final Years, could reach an integrated dimension as well as signaled Pereira and Pedrosa (2021).
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2023.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/250254
Date: 2023


Files in this item

Files Size Format View
PPLE0059-D.pdf 3.604Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar