A função social do direito autoral como mecanismo de acesso a obras audiovisuais

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A função social do direito autoral como mecanismo de acesso a obras audiovisuais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Melissa Ely
dc.contributor.author Jesus, Andrey de Albuquerque Paraiso de
dc.date.accessioned 2022-08-02T19:51:06Z
dc.date.available 2022-08-02T19:51:06Z
dc.date.issued 2022-07-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237614
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract Nos atuais paradigmas do Estado Democrático de Direito e da Sociedade da Informação, a promoção do direito fundamental do acesso à cultura é de inegável relevância. Nesse sentido, as obras audiovisuais desempenham um importante papel de transformação social, de modo que se apresentam como elemento indissociável da cultura contemporânea. Certo é, que a atual tratativa do Direito Autoral com enfoque nitidamente patrimonialista, não é apto a apaziguar os conflitos oriundos das transformações tecnológicas e das novas dinâmicas sociais que se instauraram. Na contramão da abordagem privatista do direito, surgem as teorias funcionalistas, entendendo que o Direito de Autor deve subordinar-se à sua função social, harmonizando os interesses individuais e coletivos. Ocorre que o ordenamento jurídico brasileiro não estabelece de maneira expressa o instituto da função social do Direito Autoral. Assim, justifica-se a adoção do tema que visa contemplar o seguinte problema: poderia a função social do Direito de Autor estabelecer-se, efetivamente, como mecanismo capaz de viabilizar o acesso a obras audiovisuais? O trabalho é uma pesquisa de caráter exploratória que faz uso de revisão bibliográfica para verificar os objetivos propostos. O objetivo geral é o seguinte: pesquisar, partindo de uma contextualização histórica da indústria audiovisual, a relevância da função social do Direito de Autor como mecanismo promocional do direito fundamental de acesso à cultura, proporcionado por intermédio do acesso às obras audiovisuais, averiguando se o referido instituto é capaz de estabelecer-se, efetivamente, como mecanismo capaz de viabilizar o acesso a essas obras, em meio a um contexto de constitucionalização do direito privado. E os objetivos específicos são: Investigar a evolução da Indústria Audiovisual ao longo da história, de modo a auxiliar a compreensão das novas demandas e desafios advindos da evolução tecnológica, bem como as transformações sociais proporcionadas pela cultura audiovisual; Examinar a tratativa dada ao Direito Autoral pelo ordenamento jurídico brasileiro, diante do seu enfoque demasiadamente patrimonialista; Analisar o instituto da função social do Direito Autoral e das obras audiovisuais, bem como sua aplicabilidade, estabelecendo sua relação com a promoção do direito fundamental do acesso à cultura, por meio do acesso a obras audiovisuais. Conclui-se que a teoria da função social tem por objetivo estabelecer- se como mecanismo capaz de reduzir os obstáculos às formas de criação dinâmicas, características da contemporaneidade, facilitando a circulação dos bens culturais, concedendo às pessoas acesso às obras protegidas em situações específicas. Ademais, a função social do direito autoral, embora não mencionada expressamente na legislação brasileira, pode ser extraída por meio de uma leitura conjunta da Constituição Federal e da legislação autoral específica. Por fim, na ausência de uma apreciação adequada da obra audiovisual pela legislação autoral e pela Constituição Federal, faz-se necessário a invocação do instituto da função social do direito autoral como mecanismo capaz de harmonizar os interesses coletivos e privados que permeiam essas obras. pt_BR
dc.format.extent 74 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.title A função social do direito autoral como mecanismo de acesso a obras audiovisuais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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